Megaexposição com 400 obras de arte e tapetes orientais será realizada entre os dias 16 e 20 de maio na Casa Bresser, em Novo Hamburgo.
A Bublitz Galeria de Arte vai levar a maior exposição de sua história para um dos locais históricos mais belos de Novo Hamburgo, a Casa Presser. A mostra vai apresentar 400 itens, entre eles 100 pinturas, 50 objetos de arte e 250 tapetes orientais. Em destaque, estarão obras de cinco artistas: Ariadne Decker, Armando Gonzalez, Flávio Scholles, Marcelo Hübner e Marcelo Zeni. A organização do evento é do Bernardo Guedes. A Semana de Arte da Bublitz ocorre de 16 a 20 de maio na Casa Presser, localizada na Rua Marquês de Souza, 50, em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo. A abertura oficial será na segunda, 16 de maio, às 18h, com coquetel para a imprensa e convidados.
Tradicionalmente, em seus mais de 30 anos de história, a Bublitz Galeria de Arte percorre o Estado com exposições, palestras culturais e leilões. Só neste ano, já foram realizados eventos em Atlântida, Vacaria e Bagé. “Estar em Novo Hamburgo, na Casa Presser, com a maior exposição de nossa história, é uma honra para nós. Por isso, preparamos uma semana especial, com obras de importantes artistas da região e uma programação cultural que integra o evento”, destaca o marchand Nicholas Bublitz.
Na programação, além da exposição, será realizado um encontro e bate-papo com os artistas, na terça, 17 de maio, às 18h. Na quarta, 18 de maio, também às 18h, será a vez de live com a artista Ariadne Decker, também exibida no Instagram @bublitzgaleria. Na quinta, dia 19, às 18h, será realizada a palestra “Tapetes Orientais História e Curiosidades”, com Nicholas Bublitz. A Semana de Arte Bublitz na Casa Presser se encerra na sexta, 20 de maio, às 18h, com pintura ao vivo com Marcelo Hübner.
Os artistas
Os representantes da arte produzida na região são Ariadne Decker e Marcelo Zeni. Ariadne nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, mas desde pequena vive em Novo Hamburgo, onde desenvolve seu trabalho artístico. Com exposições no Brasil e no exterior, ela é reconhecida também por ministrar cursos de desenho e pintura. O artista e designer Marcelo Zeni atualmente vive em São Leopoldo. Com influência do Renascimento italiano e de outros movimentos, o artista assumiu uma linguagem figurativa em suas produções, que se destacam pela autenticidade e originalidade de expressão.
Flávio Scholles é outro destaque da exposição. Um dos maiores nomes da arte gaúcha da atualidade, Scholles conquistou o Brasil e o mundo com várias de suas criações. Suas obras retratam a colonização alemã, o êxodo, a cidade e as origens. E ele continua produzindo em seu atelier localizado em Morro Reuter.
Marcelo Hübner integra a mostra com seu trabalho figurativo e contemporâneo, que destaca pinturas das séries “Banhistas”, “Floristas”, “Urbanos” e a nova “Paisagens Gaúchas”, que retrata os campos do interior. Em sua trajetória como artista, já esteve em mais de 40 exposições individuais e coletivas.
O artista uruguaio Armando Gonzalez completa a exposição. Com 62 anos de atuação na arte, Gonzalez se destaca pelas obras com elementos da natureza e dos pampas, que revelam suas raízes no Uruguai e no sul do Brasil. Recentemente, produziu uma série com imagens pictóricas, desenvolvidas durante a pandemia, que também expôs na Bublitz Galeria de Arte.
Programação:
Semana de Arte Bublitz na Casa Presser
Período: 16 a 20 de maio
Endereço: Rua Marquês de Souza, 50, em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo
Horário de Funcionamento: 10h às 19h
16 de maio – 18h – Coquetel de abertura
17 de maio – 18h – Encontro e bate-papo com os artistas participantes da exposição
18 de maio – 18h – Live com a artista Ariadne Decker ao vivo da Casa Presser e transmitida no Instagram @bublitzgaleria
19 de maio – 18h – Palestra Tapetes Orientais História e Curiosidades, com o marchand Nicholas Bublitz
20 de maio – 18h – Encerramento da exposição com pintura ao vivo do artista Marcelo Hübner.
Divulgação: Tatiana Csordas
Fotos: divulgação