Ballet Vera Bublitz na final da Copa do Mundo da Dança

  • Cultura
  • 12/04/2022 - 12:03
  • 609 Views

Bailarinos da escola de Porto Alegre vão disputar o Youth America Grand Prix, de 12 a 19 de abril, em Tampa, nos Estados Unidos.

A mais tradicional escola de dança do Estado, o Ballet Vera Bublitz, está na final da maior competição internacional de ballet do mundo, o Youth America Grand Prix (YAGP). Uma comitiva de 18 bailarinos e professores da escola está seguindo para os Estados Unidos na terça-feira, 12, para participar do campeonato. As finais do YAGP serão realizadas de 12 a 19 de abril, em Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos.

O Ballet Vera Bublitz conseguiu emplacar finais nas categorias de Solo (Pré Competitive e Junior), Pas de Deux (dueto) e Grupo. As bailarinas se destacaram na seletiva realizada em Goiânia, em janeiro deste ano. Na categoria solo, Julia Xavier, de 12 anos, e Alícia Prietsch, com apenas 10, são finalistas. Julia está ainda final em Pas de Deux, ao lado de Miguel Oliveira, da também premiada Escola Basileu França, de Goiânia. Outro destaque é a solista Isabela Azevedo, de 15 anos, que compete na categoria Solista Junior. Com a coreografia Instinto, de Patrick Bublitz, o grupo com 13 bailarinas, também chega à final do YAGP.

Não é a primeira vez que o Ballet Vera Bublitz se destaca nessa que é considerada a Copa do Mundo da Dança. Além de 2022, a escola também marcou presença em quatro outras finais da competição: 2006, 2013, 2017 e 2018.

Levar talentos para os principais palcos do mundo já é uma tradição do ballet de Porto Alegre. Atualmente, 20 bailarinos formados no Ballet Vera Bublitz integram companhias internacionais. Entre eles, Lorenzzo Fernandes, no Staatsballett Berlin (Alemanha); Carla Körbes, no NYC Ballet e no Pacific Northwest Ballet (Estados Unidos); Marta Bayona, do Ballet Nacional Sodre (Uruguai); e Rejane Duarte, no Dance Theater of Harlem (Estados Unidos).

Em 2018, o Ballet Vera Bublitz promoveu o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre, um torneio internacional que reuniu 1.500 bailarinos do Brasil e do mundo na capital gaúcha. Os premiados receberam bolsas para cursos e estágios nas mais importantes escolas internacionais de dança.

Divulgação: Tatiana Csordas
Foto: Daniel Martins