Conheça os vencedores do Prêmio CASACOR RS 2021

Bate-papo com o diretor de conteúdo da CASACOR Pedro Ariel Santana, o designer Jader Almeida e a arquiteta Juliana Medeiros abriu a premiação que celebrou os destaques da 29a edição da mostra no RS

Os vencedores do Prêmio CASACOR RS 2021 foram revelados na noite da última quinta-feira, 21 de outubro, em um evento que reuniu o elenco da mostra. A noite iniciou com um bate-papo com o tema "O novo morar", comandado pelo diretor de conteúdo da CASACOR Pedro Ariel Santana, com a participação dos jurados convidados da premiação, o designer Jader Almeida e a arquiteta Juliana Medeiros.

O prêmio tem o apoio da Costaneira e é uma das novidades do ano da CASACOR RS, em cartaz em Porto Alegre, até 08 de novembro, na Avenida Ceará, 1549. Os 34 projetos assinados pelos 55 profissionais do elenco concorreram em dez categorias. Os destaques foram decididos por um júri especializado com representantes técnicos da área, como diretores das faculdades de arquitetura do Estado, arquitetos e designers consagrados e pelo voto dos visitantes através de um totem no final do percurso.

O ambiente "Cozinha Original Deca", de Luiz Sentinger foi o grande vencedor da noite, levando o Prêmio do Júri Popular e o Prêmio Melhor Ambiente CASACOR RS 2021. Pelo reconhecimento na categoria principal, o arquiteto ganhou uma viagem para Curação, oferecida pela Costaneira. Projetada para ser uma extensão da sala de estar, a cozinha de Sentinger tem revestimentos com veios e nuances da madeira e rochas naturais no piso e nas paredes. Na bancada, o design rústico da cuba de embutir da Deca compõem com o misturador monocomando com cor personalizada.

O Prêmio Melhor Ambiente de Uso Público foi para o projeto "Banheiros - Refresh l Recharge l Restart", do escritório dlp Arquitetura. O projeto do banheiro inclui também um lounge com estilo contemporâneo, um mix de móveis de design e obras fotográficas que ganham destaque no espaço.

Já na categoria Prêmio Revelação, o vencedor foi do escritório Mowa Arquitectura, com o projeto "Altos da Serra". O ambiente é contemplado pelo equilíbrio entre elementos naturais, expressando rusticidade e contemporaneidade com texturas amadeiras e pedras com tons claros, que se conectam em todo projeto, trazendo atemporalidade e sofisticação.

Outros cinco destaques também receberam menções. O Destaque em Design Biofílico foi para "Casa Wabi Sabi", de Daniel Wilges, que também recebeu o Destaque em Uso de Revestimento. O projeto de Wilges tem como ideia central o minimalismo e prima pelo que é essencial na sua composição. Logo na entrada, seguindo o conceito de materiais naturais e reconexão com a natureza, a palha é utilizada como revestimento. O piso do espaço é feito com o aproveitamento de descartes de mármore branco, criando no espaço caminhos sinuosos e únicos, praticando assim um conceito artesanal e reforçando a ideia de encontrar beleza nas imperfeições.

O Destaque em Arte e Design ficou com o projeto do Studio Fernanda Basso, "Sala de exposição Seiza". Com curadoria de arte de Viviane Possa, o espaço é composto por diversas obras de arte e instalações, e traz um essencialismo estético ligado à filosofia oriental, com texturas em cimento na composição. O ambiente “Club HVM”, do escritório HVM Arquitetura, estreante na mostra, foi reconhecido com o Destaque em Uso de Cor. As referências para o projeto partiram da vocação do próprio espaço, que une lavatórios, toaletes e um lounge. A partir disso, o escritório identificou o potencial da relação do local com um ambiente de um clube noturno, no desenvolvimento do conceito.



O Destaque Ambiente para curtir sozinho ficou com o projeto "Artempo" do escritório Gargioni Arquitetos. No espaço, um home office, sobressai o uso do mobiliário moderno e contemporâneo nacional e de obras de arte. Além do monumental painel da arquiteta ItaloBrasileira Lina Bo Bardi, chamado Casa de Vidro e do Sofá Mole Sérgio Rodrigues. Já o Destaque ambiente para curtir em família foi para o “Pátio Gourmet”, da JGS Arquitetos Associados. A ideia do espaço é se reconectar ao passado, quando as casas possuíam um pátio interno, que exerciam funções como proteção e lazer em conexão com a natureza.

O arquiteto e artesão Bruno De Lazzari foi o responsável pela criação do troféu entregue para as categorias principais. A peça exclusiva é uma escultura inspirada no tema central do evento e foi produzida em madeira e mármore resinado. A CASACOR RS segue em cartaz até o dia 07 de novembro, de terça-feira a domingo. Os ingressos antecipados estão disponíveis em casacor.com.br. Para acesso ao evento é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação.

SERVIÇO:

CASACOR RS 2021

De 24 de setembro a 07 de novembro
Avenida Ceará, 1.549 (prédio do antigo Hospital a Criança Santo Antônio)
Serviço de valet no local
*É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação
De terça a sexta das 13h às 20h30?Sábado das 12h às 20h30?Domingo das 12h às 10h3

INGRESSOS ANTECIPADOS: ?casacor.com.br.

Valores:
R$ 65 (de terça a sexta)
R$ 70 (sábado, domingo e feriados)
*Meia entrada para estudantes, idosos e professores.

Divulgação: Andressa Riquelme
Fotos: Vina dalla Rosa e divulgação