CHC Santa Casa reabre exposição que propõe reflexão sobre as fronteiras das dimensões do patrimônio

  • Cultura
  • 28/04/2021 - 15:21
  • 342 Views

O CHC Santa Casa reabre para visitação do público, na próxima sexta-feira (30/04), a exposição Pintura, patrimônio e memória, da artista Renata GalbinskiH, com curadoria de Letícia Lau. Os interessados em conferir a exposição devem agendar realizar agendamento pelo e-mail educativo.chc@santacasa.org.br.

A exposição apresenta a produção de pinturas híbridas e objetos que foram desenvolvidos especialmente para o espaço expositivo do CHC Santa Casa. As obras da exposição propõem uma reflexão sobre as fronteiras das duas dimensões do patrimônio cultural: o material e o imaterial. O patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições, tanto materiais quanto imateriais. Estes são reconhecidos por seus valores e importância histórica e cultural de uma região que adquire um valor único de durabilidade, simbólico e de representatividade. Para estabelecer estas relações entre o patrimônio material e imaterial, a artista Renata GalbinskiH, utiliza imagens de edificações tombadas do nosso estado, em especial das casinhas da Santa Casa para criar suas pinturas híbridas com colagem, fotografia e texto. Além de produzir relicários para tratar o patrimônio imaterial e das memórias de algumas pessoas que ocuparam e viveram no complexo de casas da Santa Casa que hoje é ocupado pelo Centro Histórico - Cultural, baseado no livro “As Casinhas da Misericórdia de Porto Alegre - Memórias”. Renata busca trabalhar as narrativas contadas a partir da experiência e memória do lugar, a representação da edificação trazendo as imagens de fora para dentro do espaço e linkar com a experiência atual que o centro cultural oferece. Há uma tentativa de sobrepor os tempos para uma melhor compreensão dos valores do passado e do presente, reforçando a importância do patrimônio cultural material e imaterial através da arte. A exposição é composta por 14 obras com telas em grande formato, um painel com pinturas pequenas e relicários e alguns objetos antigos como menção a memória.

Serviço:

Reabertura da exposição Pintura, Patrimônio e Memória, de Renata GalbinskiH
De 30/04 a 28/05, de segunda a sexta, das 10h às 17h
Agendamentos para visitação devem ser feitos no e-mail educativo.chc@santacasa.org.br

Sobre o CHC Santa Casa:

O CHC Santa Casa surgiu em 2014 com uma missão nobre, desafiadora e fundamental: levar cultura, educação e história à toda comunidade, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Centro Cultural oferece uma programação com infinitas narrativas e conta com museu, teatro, arquivo histórico, biblioteca, sala de aula, salas de múltiplos usos, loja e bistrô. O CHC Santa Casa tem o Patrocínio?de Da Mata, Vipal, Agrogen, Dorf Ketal, White Martins, Docile, Sulina, Madesa, BRDE, Martinelli, Stihl, Benoit, Savar, Medlive, Marcher, Doctorclin, Unicasa e Favorit. Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Mais informações em: www.chcsantacasa.org.br.

Divulgação: Adriana Contieri Abad
Fotos: Carol Fornasier