Grupo do Maranhão abrirá 7 lojas da Chocolate Lugano, de Gramado.
Chocolates suíços, belgas e italianos começam a ganhar uma concorrência sólida nas prateleiras de grandes empórios brasileiros: são os tablets produzidos em uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, Gramado, na serra gaúcha. O chocolate que leva a assinatura da Lugano tem marcado presença em cidades de diversos estados brasileiros nos últimos anos. Com sabores únicos, os produtos artesanais carregam história familiar, chamam atenção e ganham destaque entre as franquias. O cenário anima o setor de produção.
A Lugano nasceu e se desenvolveu como uma paixão da família por chocolates de qualidade. Seus fundadores conhecem cada etapa do processo da produção, da amêndoa à barra. “Estamos presentes em 23 estados e no Distrito Federal, 20 capitais e 49 cidades”, celebra Augusto Luz, CEO da companhia. Com a venda recente de 7 unidades para um só grupo empreendedor no Maranhão, a Lugano soma atualmente 80 lojas no Brasil.
O grupo RCC (sigla que remete às iniciais do nome das três sócias, a advogada Roberta Coelho, a média Claudia Lopes e a fisioterapeuta Caroline Abdalla) adquiriu a sua primeira loja durante a pandemia. Em novembro de 2020 abriram as suas portas. Já no segundo mês a loja atingiu o faturamento de R$ 320mil, o que é 200% acima da meta. Diante do sucesso, as empreenderas vieram a Gramado em janeiro, conheceram a fábrica e oficializaram a compra de mais seis unidades programadas para abrir num prazo máximo de 3 anos. A capital São Luiz abrigará 3 unidades. As outras unidades estarão situadas em cidades satélite, como Imperatriz, Lençóis Maranhenses, Açailândia e Balsas recebendo uma unidade, cada.
“Eu tinha certeza de que seria sucesso. A loja já é uma referência aqui em São Luis”, afirma Caroline Abdalla, que já visitou Gramado inúmeras vezes. “Amo a cidade e o chocolate produzido por lá. Assim como eu, metade de São Luis conhece a serra gaúcha. E o chocolate acaba por se vender sozinho por aqui”.
Sobre a Lugano:
Com cerca de meio século de tradição, a Lugano é a marca líder em chocolates finos no Brasil e conta com mix exclusivo de mais de 500 produtos. Entre eles, diversos tipos de barras, bombons, trufas, drágeas, ovos de Páscoa, chocolates personalizados, além de uma linha saudável, com chocolates 70% cacau, zero açúcar e sem lactose.
A marca - que tem seu nome inspirado na cidade suíça de mesmo nome, localizada na fronteira com a Itália – produziu cerca de 361 toneladas de chocolate premium em 2019. Em 2020, devido à pandemia, o montante não passou de 200 toneladas. Mas para 2021, a projeção é de atingir a marca de 422.750 kg na produção de chocolate premium. Essa meta foi estabelecida diante dos planos de expansão, com a abertura de novas lojas próprias em todo o Brasil.
Além disso, a Lugano deverá fazer também uma nova movimentação internacional. Após cerca de três anos de pesquisas, a marca desenvolveu linhas específicas para o paladar norte-americano e têm participado de diversas feiras locais, além de uma forte entrada por meio de vendas em marketplaces nos Estados Unidos, em especial a Amazon.
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Divulgação: Tati Feldens
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