Espaço faz parte do projeto Janelas CASACOR / Santa Catarina, em exposição no Continente Shopping, na Grande Florianópolis (Fotos: Fernando Willadino)
A memória afetiva e olfativa de Michael Zanghelini, nascido na região serrana de Santa Catarina, onde o aroma amadeirado faz parte da história de cada morador, reforçam sua criação - a Casa Freijó - para o projeto Janelas CASACOR / Santa Catarina. O arquiteto é o único expositor da Grande Florianópolis nesta mostra que percorre várias cidades do Estado.
Em formato físico e digital, a exposição pode ser visitada presencialmente até 8 de dezembro no Continente Shopping, na Grande Florianópolis, ou através do Tour 3D no site janelascasacor.com, onde também pode ser baixado gratuitamente o Guia Digital. A Casa Freijó se apresenta como um espaço pensado para o convívio, o relaxamento e o conforto:
“É para estar e receber os amigos num local agradável, de maneira despojada, sem abrir mão dos materiais nobres. A natureza dos materiais dá o tom do espaço”, comenta Michael, revelando ainda que a casa usa de sua própria estrutura para criar o ornamento do ambiente e poderia, tranquilamente, estar na praia ou no campo. Foi projetada para os dias de desaceleração.
Neste cubo amadeirado - integrando hall, cozinha e living - o freijó domina o ambiente, mas divide espaço com a nobreza do mármore da bancada e de uma das paredes e do mobiliário metálico com vidro iluminado. No piso, o porcelanato oferece a poética sensação de areia molhada do mar, assim como naquele instalado na porta da casa, que lembra as pedras portuguesas usadas nos calçadões.
“Tenho uma vivência muito grande com a arquitetura de madeira, das pedras, dos materiais naturais”, sinaliza o arquiteto, atualmente com projetos em Lages, Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema.
O branco e o preto, além das tonalidades dominantes do freijó natural, fazem parceria com as peças do mobiliário, escolhidas para além da estética, como uma poltrona e uma cadeira, ambas assinadas pelo designer gaúcho Guilherme Wentz. Entre outras peças, também estão objetos desenhados por Gio Wives. Afinal, o conforto tem prioridade nesta casa.
Com uma iluminação neutra e tecnologicamente conectada e sem exageros, a Casa Freijó reúne uma seletiva coleção de peças de arte. Em seus ambientes estão criações assinadas por renomadas artistas catarinenses como Vera Sabino e Eli Heil,além de obras da fotógrafa Patricia Vieira, da ceramista Sara Ramos e das artistas plásticas Ângela Waltrick, Jana Rosa, Elis Teixeira e Camila Saavedra, esta última responsável pelo painel da fachada da casa.
O Janelas CASACOR / Santa Catarina também ocorre em outros três shoppings da Almeida Junior no Estado: em Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma.
FOTOS: Fernando Willadino
Texto: Casa de la Gracia Comunica (Fabi Henrique e Cristiano Santos)