Dia 20 de agosto, 20h30, pela iArremate.com.
O tradicional Leilão de Arte Popular, realizado anualmente em parceria com o Grupo Iguatemi,será promovido pela primeira vez de forma virtual,com a colaboração do leiloeiro Aloísio Cravo.
Curadores: EDNA PONTES, THOMAS BACCARO E WALDICK JATOBÁ
Entre os artistas que terão obras no leilão estão:
CARLITO CARVALHOSA, TONICO LEMOS AUAD, SIL E NOEMISIA.
Focada em apoiar artesãos tradicionais de todo o território nacional, a organização Artesol vai lançar o leilão virtual na plataforma Iarremate.com com o leiloeiro Aloísio Cravo, no próximo dia 20 de agosto, às 20h30. Nessa edição, que acontece pela primeira vez de forma virtual, o evento contará com peças de arte popular, arte contemporânea e objetos de design criados exclusivamente para o leilão, que está sob a curadoria de Edna Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá.
A grande maioria das peças que serão leiloadas foram doadas por artistas, designers e colecionadores que se juntaram nessa iniciativa com a Artesol para apoiar artesãos e artistas populares nesse momento delicado de pandemia.
“Essa ação terá um papel fundamental para manter a ONG ativa dando, suporte a centenas de artesãos que se encontram totalmente vulneráveis em consequências da crise econômica provocada pelo COVID – 19”, explica Sonia Quintella, presidente da Artesol.
Entre os artistas que doaram obras para o leilão estão Carlito Carvalhosa, e Tonico Lemos Auad.
A proposta é fortalecer associações e cooperativas de todo país, apoiando a preservação de saberes e técnicas artesanais que correm o risco de deixarem de existir por falta de valorização cultural e econômica.
O portal iArremate transmite os maiores e melhores leilões de arte e antiguidades brasileiros. Para participar do leilão Artesol, basta fazer o cadastro a partir do dia 6 de agosto. https://www.iarremate.com/cadastro
Mais sobre a Artesol
A ONG Artesol foi fundada há 22 anos pela antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008). Nestes anos já realizou 247 projetos de capacitação, beneficiando mais de 60 mil pessoas. É membro da World Fair Trade Organization – WFTO e credenciada na UNESCO – integrando o Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Sua missão é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. O projeto central da organização é a Rede Artesol, uma iniciativa pioneira e inovadora que mapeia, capacita, divulga e conecta artesãos de todo o país ao mercado através de uma moderna plataforma virtual.
https://www.artesol.org.br/
Divulgação: Flavia Fusco Comunicação
Fotos:Thomas Baccaro e Ronald Naganuma