Cadeira Natural, de Ricardo Graham Ferreira, foge dos padrões construtivos

Este nome delicado sugere um um olhar amigável a uma peça de mobiliário que foge aos padrões construtivos. Natural, vem no sentido de puro, cru, simples. A cadeira Natural tem um desenho elegante e original, seu espaldar desafia a construção ordinária e produz um encosto flutuante. Uma cadeira confortável e versátil, feita com madeira e assento em corda natural, que pode ser rami, corda de papel torcida, buriti ou algodão.

Encontrada em duas opções de altura, a cadeira Natural é versártil em seuiso. A versão alta pode ser usada em bar e conta com um gancho para bolsa. Os vãos da cadeira podem ser combinados de acordo com a posição da peça em relação à outra.

Sobre Ricardo Graham Ferrreira- oEbanista

A escolha da Ebanesteria, um ofício quase extinto no mundo contemporâneo, surgiu da paixão de Ricardo pela madeira e suas infinitas possibilidades. O respeito pelo material e o prazer de dar vida aos seus desenhos com suas próprias mãos, utilizando espécies tropicais adquiridas de manejo florestal, ou então trabalhar verdadeiras joias raras que são as madeiras protegidas e até em extinção, mas que chegam até o artista advindas de demolições de casarões antigos ou de outras construções são, sem dúvida, duas de suas maiores satisfações como profissional.

Todo esse ciclo acontece alinhado com um discurso verdadeiro, vivido todos os dias por Ricardo e sua família - que mora a poucos metros de distância da oficina em que trabalha -, através de processos renováveis e sustentáveis, que imprimem um frescor real em um mundo saturado pela urgência do tempo virtual. “O diferencial do meu trabalho é a minha expressão: esta não teve escola. É aí que emprego um conhecimento mais íntimo, onde a individualidade ganha forma: curvas, tons de madeira, encaixes. É uma linguagem, uma comunicação em forma de objeto”, explica.

Alguns itens do seu portfolio já ganharam o mundo pela sua originalidade e linguagem universal, como o banco Sela, famoso pela sua ergonomia perfeita e design ao mesmo tempo robusto e leve. A peça já rodou os quatro cantos do mundo e recebeu importantes prêmios. O mesmo banco é fabricado tanto no seu ateliê como passou a ser produzida pela tradicional movelaria dinamarquesa PP Mobler, conhecida por executar, através de seus “artistas da madeira”, desenhos de Hans J. Wegner, Zaha Hadid, Verner Panton, entre outros, colocando o trabalho de Ricardo ao lado de gigantes do design mundial. Assim como o banco Aragonez do Serrado, outra peça importante da carreira de Ricardo, inspirada no banco trovador, no cerrado brasileiro e na Espanha medieval de Miguel de Cervantes, que é fabricado pela Elon Móveis de Design de Petrópolis, também no Rio de Janeiro. A cadeira 3 Pés, outro destaque de seu acervo, caiu no gosto de colecionadores e apreciadores do bom design.
Ricardo Graham Ferreira - oEbanista
www.oebanista.com.br

Divulgacão: Jacarandá Comunicação
Foto: Divulgação