ONG participou recentemente do quadro The Wall, do programa Caldeirão do Huck, e alcançou valores que serão investidos em projetos para lares de idosos e pessoas carentes.
Porto Alegre/RS: A crise que a pandemia de coronavírus trouxe ao país tem mobilizado a sociedade civil a fim de ajudar faixas da população que mais precisam. É o caso da ONG Dia do Amor, que há quase um ano realiza trabalho voluntário em Porto Alegre dedicado àqueles que mais correm risco neste momento: os idosos. E o engajamento do grupo está ainda maior neste período, como as ações presenciais nos lares de idosos estão suspensas para proteção dos mesmos, a ONG viu uma oportunidade de manter a corrente do bem atendendo outros nichos carentes da população, como os moradores de rua.
Estruturada no formato de associação, a ONG tem o objetivo de prestar apoio e desenvolver ações em lares de idosos na capital gaúcha e região metropolitana. As ações têm um foco claro: transmitir amor e proporcionar uma experiência qualitativa de tempo. As ações duram cerca de 3 horas, com muitos sorrisos, cantoria, lanches e momentos de diversão.
Idealizado pela bióloga de 31 anos Carla Müller, o projeto nasceu como forma de lidar com suas próprias dificuldades. Após crises de pânico e ansiedade, ela encontrou no cuidado com o próximo uma saída que traria bons resultados para todos: para ela e para quem recebia seu cuidado.
A escolha pelos idosos surgiu por razões empíricas, mas também emocionais. “Os idosos sempre me chamaram mais atenção, pois meu pai tem 85 anos e é maravilhoso. Eu gostaria que mais idosos tivessem a oportunidade de ganhar esse amor, Porto Alegre é considerada a capital dos idosos e tem um grande nicho que pode ser ajudado e acaba sendo esquecido”, explica Carla.
Até o momento, cerca de de dez grandes ações foram realizadas em seis lares diferentes. Sem contar, é claro, os diversos locais que receberam entregas de doações. “Acredito que em torno de 600 idosos foram atendidos em nossas visitas. Apenas a Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) e o Lar Gustavo Nordlund, em Porto Alegre, reúnem quase 500 idosos”, analisa Carla.
Segundo a diretora-executiva, a ONG conta hoje com mais de 35 voluntários e realiza uma ação por mês, cada vez em um lar de idosos diferente. “Todos são jovens, a maioria na faixa dos 25 a 35 anos. O curioso é que além de querer fazer o bem, todos têm alguma história pessoal com idosos”, conta Carla.
O comprometimento da ONG tem gerado frutos. Tanto é que recentemente foram convidados a participar do programa do ”Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. Representada por Carla e Janaína Klunck, a ONG foi destaque no quadro The Wall, um concurso de perguntas que arrecada valores substanciais à causas nobre. A participação da dupla foi ao ar no dia 04 de abril e elas arrecadaram o valor de R$ 149.987,00 para os novos projetos da ONG.
Segundo Carla, o valor da premiação tem dois destinos: o desenvolvimento de uma sede própria, que possa se tornar um local de fácil acesso e segurança para oferecer serviços e consultas gratuitas aos idosos, como nutricionista, fisioterapia, psicoterapia; e o “Reformas Dia do Amor”, que tem o objetivo promover pequenas melhorias e reformas em lares carentes da região.
Contudo, devido ao coronavírus nenhum dos projetos foi executado. Carla explica que o esforço agora está todo voltado em juntar forças e seguir a realização de doações aos lares de idosos. “Estamos promovendo também ações para os grupos que mais estão precisando e passando necessidades nesse momento. Pretendemos seguir entregando alimentos e promover uma campanha do agasalho antecipada”, conta.
Carla também lembra o necessário cuidado com a saúde mental dos idosos. “É fundamental lembrar familiares da importância de se manter perto ainda que de longe. O isolamento social é importante, mas eles precisam de contínua de atenção e amor. Se puder, façam sempre ligações. E isso serve também para os idosos que não estão lares coletivos”, sugere.
A ONG Dia de Amor mudou suas metas no momento e está voltada completamente ao suporte de quem enfrenta dificuldades nesta crise. "Nossa prioridade é ajudar quem mais precisa, quem está passando dificuldades nessa época de pandemia e seguir com as doações aos lares", explica Carla.
A Dia de Amor conta com diversas opções para quem quiser ajudar: planos mensais de doações que podem ser feitas através do PagSeguro no site da ONG; plano de patrocínio para empresas que queiram ser apoiadoras; compra da camiseta; depósito direto em conta; e doação de mantimentos para os lares.
Se você quiser ajudar a ONG através de uma doação em dinheiro pode utilizar a seguinte conta bancária:
Dia do Amor
CNPJ: 36.287.872/0001-20
Banco do Brasil
Agência: 4612-4
Conta: 26201-3
Contatos com a ONG
Email: diadoamors2@gmail.com
Telefone: 51 99961-0402 (Carla) / 51 99152-1881 (Jana)
Divulgação: AZ Press Brasil
Fotos: Divulgação ONG Dia do Amor