Não é de hoje que as organizações buscam soluções inovadoras quando o assunto é logística reversa. Os benefícios de implantar o serviço não só reduzem custos dentro da empresa devolvendo as embalagens à cadeia produtiva, como trazer benfeitorias para o ambiente e para os consumidores, gerando fidelização dos clientes e recorrência para as empresas.
Resgatando velhas práticas que funcionam até hoje - como a logística de entrega de botijões de gás, bombonas d’água, toner de impressora e outros vários exemplos - associados ao uso de tecnologia, como a aplicação de um código QR (um código mais avançado e com mais funções que o antigo código de barras) nas embalagens que quando escaneados com a câmera do celular levam diretamente para o canal de atendimento no WhatsApp da My Growler, que tem disponibilizado um serviço eficiente de recarga de growlers, trocando os recipientes retornáveis vazios por growlers cheios de bebidas à granel.
“Com criatividade e inovação estamos reforçando a nossa presença no mercado brasileiro entre os grandes exemplos cotidianos de logística reversa”, destacou o CEO da My Growler, Rodrigo Fernandes. “Muito em breve os alimentos voltarão a ser comercializados a granel como antigamente, entretanto com a utilização de embalagens retornáveis. Não importa a utilização, a regra agora, mais do que nunca, é reutilizar embalagens”, completou.
Um dos exemplos é o Original Unverpackt, criado em Berlim, na Alemanha, e que defende ser o primeiro supermercado com embalagens zero do mundo. Neste supermercado tudo é conservado em grandes silos e as mercadorias são vendidas apenas por peso. Lá, os consumidores podem trazer recipientes reutilizáveis de casa ou encontrá-los na loja, juntamente com sacos de papel rigorosamente reciclados. O sistema permite que os clientes comprem não somente produtos sem embalagens desnecessárias, mas também na quantidade que quiserem, uma luta contra o desperdício de alimentos.
Experiência brasileira
No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar implantou em uma de suas lojas, em São Paulo, a ação reutilizar #praserfeliz, que comercializa produtos a granel. Os funcionários foram treinados para ajudar a pesar os produtos, como grãos, cereais e frutas secas, em embalagens de vidro retornáveis, à venda no local, ou que podem ser trazidas de casa.
Sua marca no lixo ou sua grife gerando novos negócios e recorrência de venda???
No segmento de bebidas, a My Growler trabalha o conceito de venda de bebidas a granel, com a utilização de Growler, garrafão de vidro retornável especial para bebida, que além de serem 100% reutilizáveis, são sustentáveis, geram economia para quem compra e para quem vende, dão mais liberdade de escolha e ainda servem como uma propaganda móvel dentro da casa dos clientes, oportunizando novos negócios, já que é possível gravar as marcas dos fornecedores nas embalagens.
“Cresce a consciência que os recursos do planeta são finitos, e caso não se tome providências no contexto ambiental e sustentável a vida no planeta se tornará inviável. A logística reversa se apresenta como uma das opções para alcançar a preservação ambiental e trazer benefícios a organizações”, completou Fernandes.
Basta ver a realidade brasileira. Conforme estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e divulgado em 2019, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas, ficando atrás de nações como o Yêmen e a Síria. Dentre os maiores produtores de lixo plástico, é o que menos recicla.
Por isso, deixamos aqui uma reflexão. Você quer a sua marca sendo jogada no lixo ou gerando novos negócios e recorrência de venda? Para a My Growler, garrafa pet ou engradado de cerveja hoje são sinônimos de lixo. Growler de vidro retornável é oportunidade de venda dentro da casa do cliente.
Divulgação: Tati Feldens
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