A escritora e a jornalista se reúnem no dia 25 de novembro, sábado, às 16h, em uma tarde especial que une literatura, fotografia e vivências pessoais para discutir a relação entre prazer, saúde e autoestima
Claudia Schroeder - Cre?dito Leti?cia Remia?o-3
Claudia Schroeder tem cinco livros de poesia já publicados
O Instituto Ling recebe no dia 25 de novembro, sábado, às 16h, O espelho é meu, uma experiência sobre poesia, erotismo e liberdade feminina criada pela poeta Claudia Schroeder a partir de suas vivências. Reunindo literatura, fotografia e vídeos-poemas, a escritora conduzirá uma conversa inspiradora através do universo feminino, passando por questões como sexualidade e empoderamento para discutir a relação entre prazer, saúde e autoestima. O encontro ainda terá participação da jornalista Fátima Torri, editora e idealizadora da plataforma Fala Feminina, que reúne uma série de conteúdos para pensar a condição e o lugar da mulher na sociedade contemporânea. O evento é gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). A atividade conta com apoio de Agência Millenium, BIY?.KOS e Mythago Produções.
Claudia Schroeder tem cinco livros de poesia: o primeiro deles escrito aos 14 anos. Foi por meio da escrita que acabou encontrando terreno fértil para um ser e estar no mundo de maneira inteira. Com o livro Leia-me Toda, da editora Dublinense, ficou em 3º lugar no Prêmio Biblioteca Nacional. Seu poema Jantar conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, além de ter sido publicado na coletânea A Poesia é para Comer, ao lado de nomes como Hilda Hilst e Chico Buarque. Em 2021, lançou As partes nuas, pela editora Francisco Alves, apresentado pelo poeta português José Luis Peixoto como um livro-corpo. A obra foi finalista do Prêmio AGES e do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras. Em 2022, lançou As línguas são para outras coisas, da editora Taverna, com orelha escrita pela cantora e compositora Marina Lima, que destaca o erotismo elegante da autora. Também foi finalista no Prêmio Flip de Literatura de Paraty, entre outras participações literárias. Mantém um perfil no Instagram onde publica fotos autorais, poemas inéditos e vídeo-poemas protagonizados por nomes como Pedro Bial, Ana Beatriz Nogueira, Lázaro Ramos e Bárbara Paz, que também estão acessíveis no seu canal no Youtube.
Fátima Torri é jornalista, idealizadora e editora da plataforma Fala Feminina, projeto que surgiu da inquietação de Fátima ao observar as diferenças entre os mundos masculino e feminino. Com o acúmulo de questionamentos guardados ao longo da vida, a jornalista resolveu dar voz às mulheres que, assim como ela, querem questionar um mundo que ainda vive sob uma lógica machista. Mulheres que querem perguntar, debater, revolucionar.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
O espelho é meu: um encontro sobre poesia, erotismo e liberdade feminina
Com a escritora Claudia Schroeder e a jornalista Fátima Torri
Dia 25 de novembro, sábado, das 16h às 17h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.
Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação