Vinhos e Vinhos registra alta de 32% nas vendas online de rótulos brasileiros e lança planos no clube da marca

Primeiro e-commerce exclusivo de produtos nacionais comemora desempenho e o primeiro ano do seu serviço de assinatura com três novas categorias e promoções. Há quase duas décadas no mercado, empresa conta com 70 mil clientes cadastrados



Operação pioneira no mercado dedicada apenas à comercialização online de rótulos elaborados no Brasil e 70 mil clientes cadastrados, a Vinhos e Vinhos registra excelente desempenho comercial em 2023, com 32% de incremento nas vendas de janeiro a setembro ante o mesmo período do ano anterior. Na carona desse resultado, nesse mês de outubro, a empresa aproveita para lançar novos planos do seu clube dedicado à bebida. A ação marca o primeiro ano do serviço de assinatura com a oferta de três novas categorias, sendo uma delas, a primeira no país no segmento de espumantes.



Fundada em 2005, nos primórdios das vendas online no país, Pedro Paviani assumiu a empresa como sócio-diretor há 10 anos e, desde então, observa balanços positivos ano a ano, com 30% de aumento na média da última década. E mesmo após 2020, primeiro ano da pandemia, quando a Vinhos e Vinhos dobrou o faturamento, não viu as vendas recuarem. Este ano, enquanto o mercado sente uma retração nas comercializações, a Vinhos e Vinhos se manteve em expansão.



“Somos conhecidos por termos uma variedade de vinícolas e rótulos exclusivamente brasileiros. Isso nos favoreceu porque chegamos muito cedo no e-commerce e, além disso, nos últimos anos, aumentou bastante a qualidade e o reconhecimento dos vinhos elaborados no país”, justifica Paviani.



Ele explica que, nesse período, a empresa amadureceu e se profissionalizou acompanhando a evolução do segmento de e-commerce. A internalização da TI e da logística também trouxeram vantagens permitindo uma agilidade de operação maior e custos abaixo da concorrência. No catálogo disponibilizado aos clientes constam mais de 1,5 mil rótulos de 130 vinícolas de sete diferentes estados do país.



Os novos planos e o crescimento setorial
Assim como foram os pioneiros na venda eletrônica dedicada aos produtos verde-amarelos, a Vinhos e Vinhos novamente sai à frente com um clube exclusivo para os produtos com borbulhas naturais, chamado Perlage.



“Os espumantes brasileiros têm um reconhecimento internacional tanto pela qualidade quanto pelo custo-benefício e seu consumo já não se restringe às datas comemorativas ou final de ano”, revela o empreendedor.



Dados da Ideal Consulting mostram que, em 2022, o mercado de espumantes no país cresceu 5,21%, na contramão do recuo de 10,3% verificado no segmento como um todo. E, nessa categoria, os rótulos nacionais detém 84% da participação de mercado.



Outro dado observado por Paviani é o de que, nas negociações efetivadas na Vinhos e Vinhos, uma a cada três garrafas compradas por mulheres são de espumantes. Enquanto homens compram uma a cada seis. Apesar das transações serem ainda efetivadas majoritariamente por homens, a participação feminina na tomada de decisão de compra nesse setor vem se ampliando no país.



Além do plano já existente chamado Taninos, que envia mensalmente dois vinhos tintos nacionais aos participantes do clube, a empresa lança ainda o Adega, que abrange dois rótulos que podem ser tintos, brancos, rosés ou espumantes, e o plano Ícones, que garimpa uma dupla de garrafas dentre as de melhor representatividade das vinícolas, elaboradas apenas em edições limitadas ou em safras marcantes.



Paviani conta que amadureceu a proposta ao longo do ano ao observar que a 80% dos assinantes optaram pela contratação anual, demonstrando satisfação e confiança na curadoria dos produtos que são encaminhados mensalmente às suas casas.



“Grande parte dos nossos clientes são jovens, pessoas que reconhecem a qualidade dos vinhos brasileiros e que são exploradoras. Eles buscam novidades, querem descobrir bons rótulos e empresas que não são tão fáceis de encontrar”, afirma o executivo.



Prova disso é que, na pré-venda aos próprios assinantes, 98% escolheram alguma das novas modalidades também no contrato anual. Atualmente, 38% dos clientes da loja e 35% do clube de assinaturas tem idade entre 31 e 45 anos.


Promoção no clube Vinhos e Vinhos

Para celebrar os lançamentos e o aniversário do clube Vinhos e Vinhos, os clientes concorrem ao sorteio de uma adega climatizada com capacidade de 24 garrafas, que será entregue recheada com as bebidas, a uma caixa com 24 dos rótulos cuidadosamente selecionados pela curadoria da empresa e também a um cupom de R$ 1 mil para compras na Vinhos e Vinhos.



Confira os destaques da Vinhos e Vinhos:

- Foi a primeira loja online exclusiva de vinhos brasileiros

- Possui 70 mil clientes cadastrados

- Dispõe de mais de 1,5 mil rótulos à venda

- Portfólio abrange mais de 130 vinícolas de sete estados (RS, SC, PR, SP, MG, BA e PE)

- Comercializa vinhos de pequenos produtores familiares, passando por cooperativas e grandes vinícolas brasileiras

- Tem ofertas a partir de R$ 15 chegando a R$ 1 mil e entrega para todo país

- Clube de vinhos completa um ano com quatro diferentes planos

- Há 10 anos mantém média anual de 30% de crescimento em vendas

- De janeiro a setembro de 2023, registrou incremento comercial de 32% ante o mesmo período do ano anterior

- Uma a cada três garrafas compradas por mulheres, são espumantes. Enquanto homens compram uma a cada seis

- 80% das compras online são realizadas por homens

- Quase 40% das aquisições são feitas por clientes com idade entre 31 e 45 anos



FOTOS

Legenda (1): Pedro Paviani, sócio-diretor da Vinhos e Vinhos, levou a empresa a registrar incremento de 30% na última década
Legenda (2): Clube Vinhos e Vinhos oferece quatro planos com rótulos brasileiros (Taninos, Adega, Ícones e Perlage), sendo um deles exclusivo para as borbulhas
Legenda (3): A Vinhos e Vinhos possui portfólio com mais de 130 vinícolas de sete estados brasileiros
Créditos: Jean Carlo Dal’Alba, divulgação

Fonte Martha Caus
MCom Comunicação