Dia 26 de outubro, a Habitart, em Porto Alegre, recebe o trio Atairú.
Atairú significa “companheiro de viagem” em tupi-guarani e “valioso” em japonês.
O trio, formado por André Mendonça (contrabaixo), Leonardo Bittencourt (piano) e Lucas Fê (bateria), busca uma sonoridade contemporânea, tendo como característica o improviso, as melodias líricas e o diálogo entre os instrumentos.
Membros das bandas Marmota e KIAI, o trio se uniu em busca de novos desafios e sonoridades. Juntos, participaram de festivais, exposições, eventos fechados, além de apresentações em casas de shows em Porto Alegre.
Com proficiência em baixo elétrico e contrabaixo acústico, André começou seus estudos aos 13 anos. Em 2008, iniciou estudo de baixo, harmonia e produção com Edu Martins. Graduado em música popular na UFRGS, André procurou a Berklee College of Music, em 2011, para aprofundar seus estudos em jazz. Desde, então, é membro fundador da banda Marmota, com dois álbuns lançados (Prospecto, 2015, e A Margem, 2017) e apresentações em diversas cidades do país, em Portugal e Uruguai. Atualmente participa ativamente da cena de jazz de Porto Alegre, como instrumentista e curador.
Leonardo é pianista e compositor. Começou seus estudos no piano clássico em 2005, é formado em música popular pela UFRGS, e em 2011 estudou performance e composição de jazz na Berklee College of Music, em Boston. Lançou os álbuns Prospecto (2015) e A Margem (2017) com a banda Marmota, com quem já fez turnês internacionais. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista. Atualmente tem feito trabalho de curadoria e é músico residente no restaurante Capincho junto com André Mendonça, onde toca semanalmente em noites de jazz com diversos músicos da cidade.
Lucas desde muito cedo teve contato com a bateria e diversos ambientes musicais, tendo seu primeiro registro audiovisual aos 4 anos de idade, tocando ao lado de músicos profissionais. Seu som visceral transparece personalidade, sensibilidade e principalmente liberdade criativa. Com o grupo KIAI, gravou os álbuns “Além” (2018), “Costuras Que me Bordam Marcas na Pele”, com a cantora Paola Kirst (2018), “Jazzkilla” de Zudizilla e Kiai (2019), “KIAI II” (2020), "KIAI ao vivo na Pedra Redonda" (2021) e o single "A Reforma" (2022). Hoje segue suas atividades na cena local com aulas, shows, gravações e workshops.
Local: Rua Armando Assis, 286 - Três Figueiras - Porto Alegre - 19 horas
Valor: R$ 80,00
PIX: cnpj 34978517/0001-71 comprovante para WhatsApp 51 98189 9181
Foto de divulgação do grupo por: Vitória Proença
Fonte Juliana Gonzalez - Habitart