Quem não ouviu falar da Pitti Immagine, certamente precisa conhecer! É a plataforma de eventos da indústria da moda italiana que inclui feiras dos mais variados mercados. O objetivo é selecionar e apresentar produtos de qualidade, estilo inovador e ressaltar a relevância social e cultural.
Duas vezes ao ano, o grupo organiza a feira de negócios Pitti Uomo, a maior e mais importante feira de moda masculina e estilo de vida do mundo, onde durante os quatro dias de evento passam por lá os homens mais charmosos, elegantes e chiques do mundo, totalizando centenas de pessoas por dia. Não é apenas a tradicional imagem de homens bem-vestidos sentados na mureta mais famosa no mundo da moda que inspira, mas o verdadeiro tesouro se encontra dentro do evento, onde, além dos stands de cada marca, cada indivíduo ali presente está ditando tendências mundiais, o que se usará nas próximas estações.
A Pitti Uomo acontece em Florença, o berço do renascentismo e uma das cidades mais bonitas e encantadoras do mundo. Eu particularmente adoro Florença e moraria tranquilamente lá. Este ano estive pela quinta vez na feira, a 94ª edição, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho e contou com 1240 marcas (sendo 561 internacionais).
O evento é um aglomerado de criatividade traduzida em elementos artísticos, é o encontro do real com o abstrato, o útero de ideais criativos da indústria da moda da próxima estação. Não é de se espantar que o tema desta edição foi POP - Pitti Optical Power (Poder Óptico de Pitti), um festival virtual-visual para estimular a visão em novos horizontes e percepções criado por Sergio Colantuoni.
Entre vários eventos da feira, preciso ressaltar os convidados e eventos especiais, como a inauguração da exposição Fanatic Feelings - Fashion Plays Football (Sentimentos Fanáticos - A Moda Joga Futebol), um projeto da Fondazione Pitti Immagine, cujos curadores foram Markus Ebner e Francesco Bonami. A exposição ressaltou a influência que o futebol exerce sobre a moda, assim como na construção da imagem masculina. Além disso, a exposição incluiu alguns rostos conhecidos como Neymar, David Beckham e até Zidane.
O espaço Scandinavian Manifesto (Manifesto Escandinavo) inseriu marcas escandinavas em ascensão e já estabelecidas. Fora as marcas de roupa masculina, também estavam presentes itens das cenas artísticas e de culinária nórdica. Na Sala della Ronda, aconteceu o I Go Out, o projeto que retratou a paixão pelo “ar livre” e esportes relacionados à natureza. Estavam expostas coleções esteticamente impecáveis, combinando estilo e performance, funcionalidade e design, qualidade, durabilidade e design. O estúdio Andrea Caputo recriou no espaço um cenário interativo e autossustentável, animado pelas experiências e relacionamentos entre o digital e o físico.
Como eu disse anteriormente, a Pitti Uomo é a intersecção entre o tangível e o intangível no mundo da moda masculina, e é muito, muito além da mureta, mas também muito além da feira. Às 17h, quando acaba a feira entre esses dias, todas centenas de homens elegantes, com seus melhores ternos e acessórios, dirigem-se ao centro de Florença para tomar café, invadindo as praças da cidade. Agora, imagine esses elegantes homens de terno, chapéu, óculos incríveis, sapatos e todos tipos de acessórios rodando pela cidade e sentados nos cafés?! Isso mesmo, uma cena de filme de Hollywood... Uma feira que não se restringe apenas a um evento, mas é muito mais.
Nesses dias de feira, a marca Montblanc, ícone dos melhores acessórios de couro como malas, bolsas e mochilas, guiada pelo estilo do pioneirismo desde 1906, apresentou a novíssima coleção #MY4810. Uma nova linha de malas (trolleys) em cinco tamanhos diferentes, projetada para atender às necessidades de exploradores e aventureiros urbanos. Reunindo a mecânica alemã, a tecnologia japonesa de alta performance e o savoir-faire italiano, a linha de malas trolley #MY4810 combina a funcionalidade necessária para as demandas de viagens com estilo simples e urbano. Trata-se de um estilo moderno, durabilidade excepcional e funcionalidades inteligentes. A Monblanc fez uma festa incrível para festejar esse evento, uma badalada festa com os maiores influencers do mundo e convidados especiais, em um palacete italiano nos arredores de Florença, com um dos melhores buffets da Itália, regado das melhores bebidas. Para essa incrível festa somente dois influencers do Brasil foram convidados, entre esses dois eu, Alexandre Taleb.
Os principais recursos da incrível mala #MY4810 incluem:
• Opção de personalização com as iniciais do proprietário.
• Etiqueta (tag) retrátil, para ter os dados pessoais sempre à mão, mas bem escondidos.
• Chaveiro com laço para manter as chaves seguras e no lugar certo, para que sejam encontradas facilmente quando necessário.
• Vários bolsos no interior e no exterior, um dos quais com a tecnologia de proteção Montblanc (revestimento de bloqueio RFID) para aumentar a proteção contra a leitura não autorizada, cópia e/ou adulteração de dados pessoais.
• Bolsa destacável e intercambiável em bolsas selecionadas, que também podem ser usadas sozinhas, como um pequeno portfólio. Bolsas de couro intercambiáveis disponíveis em duas versões: couro liso preto e couro Saffiano com decoração de camuflagem cinza.
• Sistema de abertura inovador, com encaixe magnético em bolsas selecionadas, permitindo que a bolsa seja aberta com apenas uma mão e fechada, a seguir, facilmente.