Empresa paranaense implanta solução que gera economia mensal de até 65% na conta de energia


A Vuelo Pharma espera, em quatro anos, ter o retorno do investimento realizado com projeto fotovoltaico

A Vuelo Pharma, um dos principais players do mercado brasileiro de saúde e bem-estar, sediada em Curitiba-PR, anunciou recentemente avanços significativos em direção a um futuro mais sustentável e consciente.

No início de 2023, a empresa deu um passo importante rumo à sua eficiência energética, substituindo seu antigo telhado por painéis sandwich, o que trouxe, já naquele momento, um melhor isolamento térmico e economia de 15% na conta de energia.

Além disso, a troca do telhado por painéis sandwich fez parte da preparação da estrutura para a instalação de um projeto fotovoltaico iniciado em junho, com investimento de R$ 285 mil. “Foram implantados 160 módulos de 665Wp, que vão gerar 106,4 kWp ou mensalmente 10.907 kWh”, detalha Thiago Moreschi, CEO da Vuelo.

Com a nova estrutura, ele estima obter uma economia mensal de R$ 4.809 na conta de energia e, desse modo, espera que o investimento realizado retorne ao caixa em 4,2 anos. “O novo projeto não apenas melhora o ambiente interno para a nossa equipe, como também está alinhado aos esforços contínuos da Vuelo em diminuir os impactos causados no planeta”, explica Moreschi.

Selo Verde

A Vuelo Pharma também conta com o Selo Produto EcoSustentável, uma certificação ambiental que reconhece produtos que, ao adotarem práticas sustentáveis em seus processos de fabricação, conseguem reduzir significativamente seu impacto no meio ambiente.

Essa certificação é abrangente e leva em consideração o impacto ambiental dos produtos ao longo de toda a sua vida útil, desde a fase inicial de produção até seu eventual descarte, alinhando-se assim com as crescentes demandas por produtos ecologicamente responsáveis.

Compostagem

Reforçando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade, a Vuelo embarcou em uma jornada notável junto à Composta+, uma organização pioneira dedicada ao manejo responsável de resíduos. Por meio dessa parceria, a Composta+ coleta resíduos orgânicos gerados pelas operações da Vuelo e devolve esse composto valioso à empresa.

“Os resíduos orgânicos gerados pelo nosso produto Membracel - que é 100% biologicamente derivado - são totalmente compostáveis. Essa iniciativa elimina a necessidade de descarte em aterros sanitários”, relata Thiago. "A parceria com a Composta+ reflete nossa dedicação em minimizar o impacto ambiental, ao desviar resíduos orgânicos de aterros sanitários”, completa ele.

Os investimentos da Vuelo em eficiência energética e energia renovável não apenas estão alinhados com seus valores ambientais, mas também fazem sentido financeiro. “Acreditamos que ser responsável ambientalmente não é apenas bom para o planeta, mas também é bom para os negócios", conclui Moreschi.