Campanha Gaúcha é destino autêntico para quem busca vivenciar tradição

Produção de vinhos valoriza ainda mais região conhecida pelo seu legado cultural



A Campanha Gaúcha é uma região localizada no extremo-sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai e Argentina, muito conhecida por ser terra do gaúcho tradicionalista, do bioma Pampa e das planícies de perder de vista. Mas, outro fator que tem chamado a atenção dos turistas que buscam conhecer melhor o Rio Grande do Sul é o enoturismo, que tem atraído os amantes da bebida.

A tradição vitivinícola local nasceu no século XIX, mais precisamente no ano de 1882, quando foi registrada a primeira vinícola brasileira, a Marimon & Filhos, em Bagé. Desde então, a Campanha se desenvolveu como uma potência dos vinhedos, que na safra 2023 colheu mais de 8 milhões de quilos de uvas, em cerca de 900 hectares.

As vinícolas da região impulsionam o turismo local de um território que já chama atenção pela natureza e clima. As quatro estações bem definidas, além de atraírem o público que busca pelos rigorosos invernos do Sul, também auxiliam na produção vitivinícola. Os vinhedos, quando expostos à grande amplitude térmica, aliados à tecnologia e inovação, fazem do produto um dos mais qualificados do Brasil.

A Associação Vinhos da Campanha organizou a Rota Vinhas e Vinhos, um roteiro para os visitantes que buscam explorar a gastronomia regional - como o carreteiro e churrasco fogo de chão - regados por vinhos de qualidade, em meio à paisagem exuberante do Pampa Gaúcho, do amanhecer ao pôr do sol.

Numa extensa área territorial, vinícolas oferecem diferentes opções de degustação para os mais variados gostos. “Visitação é algo puro, quase contemplativo: é admirar algo pouco mudado pelo homem, uma conexão com a natureza” comenta Pedro Candelária, presidente da Associação.

Passando pelas cidades de Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Uruguaiana e Itaqui, os visitantes podem experimentar os rótulos de vinho que ultrapassam fronteiras, não apenas pelos prêmios que acumulam, mas também pela sua indicação geográfica.

Em 2020, depois de muito tempo de espera, a região passou a contar com o selo Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha, significando que os rótulos ali produzidos passaram a ser ainda mais valorizados, após terem sua procedência garantida e diversos critérios de produção obedecidos.

Oito das vinícolas que fazem parte da Associação Vinhos da Campanha – Batalha, Bodega Sossego, Campos de Cima, Dom Pedrito, Dunamis, Guatambu, Peruzzo e Pueblo Pampeiro - estarão em Bento Gonçalves entre os dias 12 e 14 de setembro, participando da Wine South America, uma das mais importantes feiras do setor das vitivinícolas.

Durante a WSA produtores, enólogos e proprietários das vinícolas estarão no local apresentando seus lançamentos, portfólio de produtos e tirando dúvidas. Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre uma das regiões que mais se destaca no mapa da vitivinicultura do Brasil.

Fonte: navecomunica
Fotos Divulgação
Dunamis, Pueblo Campeiro, Bodega Sossego