Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul apresenta neste domingo Recital in Memoriam Laura de Souza no Foyer do Theatro São Pedro

Uma das fundadoras do CORS e uma das mais importantes cantoras de óperas brasileiras, Laura será homenageada na voz de Eiko Senda. Recital ocorre dia 30 de julho, às 16h. Entrada gratuita



No dia 30 de julho (domingo), às 16h, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), faz um recital em memória à cantora lírica Laura de Souza. A soprano Eiko Senda e o pianista Max Uriarte interpretam obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Richard Wagner, Edvard Grieg e Richard Strauss, que ganharam releituras na voz de Laura e marcaram a carreira da artista, que faleceu ano passado, vítima de câncer. Mesmo debilitada e tratando a doença em segredo, Laura fez sua última apresentação no dia 7 de julho do ano passado, em “Uma Noite na Ópera”, em Lajeado.

“Laura era uma força da natureza. Voltou para Porto Alegre entusiasmada e cheia de energia com o nosso projeto da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e do Ópera Estúdio, que formatamos juntos. Ela segue viva dentro de nós e no legado artístico e pedagógico inestimável que nos deixou”, diz Flávio Leite, diretor do CORS.

Formada em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, em 1983 mudou-se para a Europa, onde completou os estudos em cidades como Hamburgo, Paris e Milão. Venceu o primeiro lugar na Biennale di Canto di Cagliari, em 1988, e o Primeiro Grande Prêmio no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, em 1991.

Entre 1991 e 1998, foi membro estável do Staatstheater Kassel e do Deutsches Nationaltheater Weimar, na Alemanha. No Brasil, cantou nos principais teatros e com as principais orquestras um repertório que incluía óperas como Don Giovanni, de Mozart, Tannhäuser, de Wagner, Tosca, na ópera de Puccini, ou Elisabetta, no Don Carlo de Verdi. Em 2005, fez a estreia latino-americana do monodrama Erwartung, de Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
"Als Luise die Briefe ihres ungetreuen Liebhabers verbrannte", KV 520 (G. von Baumberg)
“Abendempfindung an Laura”, KV 523 (Joachim Heinrich Kampe)
“An Chloë”, KV 524 (J. G.Jacobi)

Richard Wagner (1813-1883)
“Wesendonck Lieder” - Fünf Gedichte für eine Frauenstimme, WWV91 (M. Wesendonck)
“Der Engel”
“Stehe still!”
“Im Treibhaus”
“Schmerzen”
“Träume”

EDVARD GRIEG (1843-1907)
“Ich liebe dich”, op. 5 n.3 (H.C.Andersen / F.von Holstein)
“Zum Rosenzeit”, op. 48 n.5 (J.W. von Goethe)
“Ein Traum”, op. 48 n.6 (F. M. von Bodenstedt)

Richard Strauss (1864-1949)
“Allerseelen”, op. 10 n. 8 (H. von Gilm)
“Befreit”, op.39 n.4 (R. Dehmel)
“Die Nacht” op. 10 n.3 (H. von Gilm)
“Zueignung”, op. 10 n.1 (H. von Gilm)

SERVIÇO
Recital in Memoriam Laura de Souza
Com Eiko Senda (soprano) e Max Uriarte (piano)
Quando: 30 de julho | Domingo | 16h
Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico)
Entrada gratuita
Classificação livre


Fonte Roberta Amaral | Jornalista