Instituto Ling celebra o Bloomsday e o Dalloway Day com programação temática gratuita neste sábado, dia 17 de junho

O centro cultural uniu as duas datas literárias para homenagear, ao mesmo tempo, os escritores James Joyce e Virginia Woolf. A atividade especial une literatura, teatro e música

O Instituto Ling juntou duas datas famosas na literatura para celebrar a obra de dois renomados escritores. Neste sábado, dia 17 de junho, das 16h às 18h, o centro cultural comemorará, ao mesmo tempo, o Bloomsday, que lembra a trajetória de Leopold Bloom, personagem principal do romance Ulysses, do autor irlandês James Joyce; e o Dalloway Day, evento em homenagem à escritora britânica Virginia Woolf a partir da protagonista que deu título ao romance Mrs. Dalloway.

A atividade temática terá entrada franca e reunirá atrações que envolvem não só literatura, mas também teatro e música. A programação especial será mediada pelo jornalista, escritor e crítico literário Milton Ribeiro e contará com bate-papos e leituras com a poeta, editora e tradutora Eliane Marques e com os professores Donaldo Schüler, premiado tradutor de James Joyce no Brasil; Joana Bosak, pesquisadora que transita pelas áreas de literatura e história da arte; e Kathrin Rosenfield, que atua nos departamentos de Letras e Filosofia.

O público também poderá conferir esquetes teatrais inéditas com os atores João Petrillo interpretando James Joyce e Catharina Conte dando vida à Virginia Woolf, em performances inusitadas que simulam o encontro entre os dois autores a partir de uma treta literária histórica: segundo biógrafos da autora britânica, ela estava lendo Ulysses, em 1922, enquanto escrevia Mrs. Dalloway, e deixou uma cópia do livro do irlandês grifada com diversas anotações que repudiavam a obra e a taxavam como chata.

Mas a aproximação entre os autores e suas obras mais famosas vai muito além dessa fofoca literária. Tanto Ulysses como Mrs. Dalloway são narrativas que se passam no espaço de um único dia do mês de junho, com protagonistas que saem de suas casas e andam pelas ruas de suas cidades. Além disso, os dois clássicos modernistas utilizam o fluxo de consciência, técnica literária em que se procura transcrever o complexo processo de pensamento dos personagens.

Para completar a programação, haverá ainda um show com o duo formado pelo saxofonista Ronaldo Pereira e o pianista Ras Vicente, interpretando um repertório especial de jazz dos anos 1920, década de lançamento de ambas as obras homenageadas no evento. E a festa literária será regada a cerveja, como é tradição no país natal de Joyce, e contará com um bar especial da Cervejaria Fil.

Esta atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

O Bloomsday no mundo
Leopold Bloom viveu em 16 de junho de 1904 a jornada que fez dele um dos mais conhecidos personagens da literatura mundial. A celebração deste dia como um evento cultural começou em 1954. À época, para lembrar os 50 anos da jornada de Bloom, foi organizada em Dublin uma peregrinação na rota percorrida pelos personagens. A homenagem foi ganhando corpo ao longo dos anos e se espalhou por outros países. Chegou ao Brasil, com esse formato de festa literária, nos anos 1980, por São Paulo, com o poeta Haroldo de Campos entre os organizadores. Mas já em 1924, o próprio Joyce comentava em correspondência a sua amiga e apoiadora Harriet Weaver que havia quem se referisse ao 16 de junho como o “dia de Bloom”, o Bloomsday.

O Dalloway Day
Enquanto o Bloomsday tem uma data específica definida, o Dalloway Day não tem um dia exato para sua celebração, já que Virginia Woolf apenas situou sua trama em uma quarta-feira, em meados de junho de 1923, em Londres. O livro publicado em 1925 narra um único dia da vida de Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, o livro foi um marco na literatura universal, consagrando-se tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do período entre guerras.

SERVIÇO
Bloomsday: Mrs. Dalloway encontra Mr. Bloom
Dia 17 de junho, sábado, das 16h às 18h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Bate-papos literários
Com os convidados Eliane Marques, Donaldo Schüler, Joana Bosak e Kathrin Rosenfield, e mediação do jornalista Milton Ribeiro

Esquetes teatrais
Com os atores João Petrillo e Catharina Conte, interpretando James Joyce e Virginia Woolf

Show musical
Com o duo de jazz formado pelo saxofonista Ronaldo Pereira e o pianista Ras Vicente, interpretando repertório de jazz dos anos 1920

Parceria
Com a Cervejaria Fil

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Fonte: Jéssica Barcellos
Foto: Laura Horst/Instituto Ling