CLÁUDIA PROUSHAN EXPÕE PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTO ALEGRE

Em 25 de maio abre para visitação Portais, exposição da artista paulista Cláudia Proushan, na galeria Habitart (Rua Coronel Armando Assis, 286), em Porto Alegre. Com produção de Marilene Bittencourt e curadoria de Ana Guerra, a mostra conta com cerca de 28 obras em aquarela, colagem e impressões com pigmentos minerais na tela de algodão.

Cláudia Proushan mora em São Paulo, cursou artes plásticas na FAAP e pintura chinesa em Paris. Sua arte leva consigo outra paixão: a curiosidade por outros povos e culturas. Tem especial identificação e apreço pelo estilo de viver e sentir dos povos orientais. Após viagens por países como Tibet, Mongólia, Indonésia, Nepal e China, adotou rotinas como a meditação e mantras. A suavidade e estética orientais transparecem em suas obras de maneira natural.

A quietude e força tão fortes nas filosofias orientais guiam seus traços – e o título Portais remete às portas de entrada de nossos espaços internos mais íntimos, onde moram nossas emoções e essência.

A exposição também contará com quimonos criados por Giselle Padoin, historiadora de moda e estilista. Em visita ao atelier da artista, ficou encantada e sentiu que ali havia uma conexão com o trabalho que ela realiza há anos. Neste encontro houve grande empatia entre elas e foi aí que nasceu uma collab – enquanto a estilista cria os quimonos, a artista dá o seu toque, pintando peças em seda que foram aplicadas às peças.

Padoin é uma estudiosa do quimono e suas coleções sempre contam com essa peça cheia de história. Ela ensina que o quimono é considerado “a arte que se porta” – essa frase ilustra a sintonia de seu trabalho com o de Cláudia Proushan e seus Portais.

A mostra fica aberta para visitação até o dia 30 de junho e é necessário agendamento prévio, através do WhatsApp (51) 98189.9181.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “PORTAIS”, de Cláudia Proushan
Vernissage: 24 de maio das 17h30 às 20h30 (com performance musical de Leonardo Bittencourt ao piano).

Visitação: De 25 de maio a 30 de junho (de quarta-feira a sábado das 14h às 18h)
Workshop: Aquarela e Colagem com Claudia Proushan nos dias 25 e 26 de maio (Inscrições pelo WhatsApp (51) 98189-9181)
Conversa com a artista e a curadora com visita guiada: Dia 26 de maio às 17h30 (Entrada gratuita).

Onde: HABITART. Rua Coronel Armando Assis, 286 – Três Figueiras, Porto Alegre
Visitação sob agendamento no WhatsApp: (51) 98189-9181
Instagram: @_habitart

Sobre a artista | Cláudia Proushan é artista plástica formada pela FAAP e estudou pintura chinesa em Paris. Já expôs dentro e fora do Brasil, lançou dois livros e dedica-se à aquarela, colagem a fotografia.

Sobre a Habitart | Espaço dedicado à arte, design, cultura e moda, sob direção de Marilene Bittencourt, que tem uma longa carreira dedicada ao mobiliário autoral no Brasil, tendo trabalhado com os Irmãos Campana na criação da icônica poltrona Favela, entre muitos outros projetos. Marilene é marchand há mais de 30 anos, além de fotógrafa e galerista.

Sobre a curadora | Essa é a estreia de Ana Guerra como curadora de uma exposição. Jornalista por formação, trabalha no mercado da arte desde 2021, vendendo obras de importantes artistas contemporâneos gaúchos e brasileiros.

Sobre Giselle Padoin | Curadora e historiadora de moda e arte. Em 2021, foi curadora da exposição “A Arte da Moda – Histórias Criativas”, no Farol Santander de São Paulo. Ministrou cursos e palestras de moda e arte no Instituto Ling Porto Alegre, Lojas Pompéia, PUCRS, Istituto Europeo di Design - SP e Joalheria H.Stern


Fonte: Habitart
Fotos Divulgação