As marcas de azeites de oliva "Bem-Te-Vi" e "Casa Marchio", de Encruzilhada do Sul, apresentam seus produtos na Espanha.
Nesta semana, o Rio Grande do Sul marca presença no Salão Internacional do Azeite Extravirgem Expoliva, na Espanha. As marcas ‘Bem-Te-Vi’ e ‘Casa Marchio’, de Encruzilhada do Sul, são duas das quatro marcas que representam a produção brasileira na edição 2023 do evento, um dos mais importantes do setor. O seminário de apresentação dos azeites do Brasil acontece no dia 10 de maio, quarta-feira, às 12h, no Palácio Congressos em Jaén.
Na ocasião, um especialista espanhol recebe o azeitólogo e delegado do Brasil no evento, Marcelo Scofano, para a degustação dos azeites juntamente com o público. A apreciação é feita junto a dois azeites espanhóis e na presença dos produtores do país anfitrião e do país convidado.
O azeite Bem-Te-Vi participa com o monovarietal Koroneiki, premiado em 2022, em sua primeira safra comercial, com a medalha Grand Prestige Gold no Terraolivo, em Israel, um dos três principais concursos do mundo. No mesmo ano, a marca recebeu o Ibraoliva - Produto Premium RS com os azeites arbequina, arbosana e koroneiki.
“Estamos muito honrados por estar entre as quatro marcas que representam o Brasil. É um sinal de prestígio e reconhecimento de um trabalho muito rigoroso, com controle absoluto de todas as etapas do processo”, afirma Michelle Franck Sápiras, produtora à frente do azeite Bem-Te-Vi. Segundo ela, participar do concurso gera ainda autoridade e posiciona a marca no mercado, ratificando a qualidade da produção para todos os públicos-alvos: consumidor final, restaurantes e hotéis.
Já a Casa Marchio participa da Expoliva com o monovarietal Picual, tipo de oliveira originária da Espanha. Segundo Paulo Marchioretto, sócio da empresa junto com a esposa Maria Alice Migliavacca, participar do evento é um reconhecimento da qualidade dos azeites produzidos: “Nos coloca em outro patamar, ou seja, em igualdade de condições em comparação aos melhores azeites do mundo. Seremos vistos em uma vitrine onde apenas os azeites por excelência são expostos, aqueles que primam pela qualidade do verdadeiro azeite de oliva extravirgem”.
Participante ativa de concursos internacionais e eventos brasileiros do ramo, a Casa Marchio recebeu medalha de ouro em Dubai, em 2022, e figura no Guia Flos Olei 2023 entre os 500 melhores azeites do mundo. Além disso, ostenta o Ibraoliva - Produto Premium RS, destinado a azeites de oliva extravirgem produzidos no Estado e o prêmio Grand Prestige Gold, do Terraolivo, em Israel.
As duas marcas têm seus olivais no Vale do Rio Pardo, em Encruzilhada do Sul. Juntas elas somam aproximadamente 36 hectares de cultivo de oliveiras.
O Salão Internacional do Azeite Extravirgem Expoliva é um evento bianual, que faz um recorte do biênio da produção de azeites extravirgem de cada país convidado. Os critérios de seleção incluem, além da qualidade, que eles sejam comercializados no país de origem. Em 2023, 18 países estarão presentes no evento.
Para referência
Azeites Bem-Te-Vi
Com trajetória iniciada em 2017, os azeites Bem-Te-Vi são fruto de um investimento do casal Michelle Franck e Edison Vara no ramo da olivicultura. Na Fazenda Don Marco, em Encruzilhada do Sul, estão distribuídas oliveiras koroneiki, coratina, manzanilla, arbequina, arbosana, moraiolo e picual. Em 2021, três anos após o plantio das mudas, iniciou a colheita dos primeiros frutos. Com controle de todo o processo, a marca acompanha o desenvolvimento das olivas do plantio à colheita, que é feita com os frutos ainda verdes e tem o azeite extraído poucas horas depois de deixarem a árvore, a fim de garantir o máximo de frescor, aroma, sabor e preservar todas as características sensoriais, nutricionais e antioxidantes de um verdadeiro azeite de oliva extravirgem. Mais informações em: https://azeitebemtevi.com.br/wordpress/
Casa Marchio
A Casa Marchio é uma empresa familiar, produtora de azeite de oliva, dos proprietários Paulo Marchioretto e Maria Alice Migliavacca. O olival, localizado na cidade de Encruzilhada do Sul é cuidado com toda dedicação para que resulte num azeite de qualidade superior, com baixo índice de acidez e de peróxidos, que o qualificam como um verdadeiro extravirgem. A marca prima pela qualidade do azeite de oliva extravirgem, sobretudo para levar aos clientes um produto saboroso e que agrade tanto ao paladar quanto o olfato, além de oferecer bem-estar ao corpo. Atuando no ramo desde 2016, a empresa possui 16 hectares de plantação de oliveiras, distribuídos entre arbequina, arbosana, coratina, frantoio, koroneiki, manzanilla e picual. Mais informações em: https://www.casamarchio.com.br/
Fonte Pauta Assessoria
Fotos: Edson Vara e Divulgação