Experiências Azeite Zuelo, em Mendoza, para favoritar na lista de passeios à Argentina

Colheita da azeitona, até dia 15 de maio, é uma oportunidade de viver um dia de campo na região argentina de Maipú

Cada vez mais brasileiros estão querendo conhecer paisagens naturais e atrações gastronômicas de uma das regiões argentinas mais admiradas: Mendoza. Famosa por seus vinhedos e vinhos, Mendoza também se destaca por seus olivais e azeites de oliva extravirgens muito apreciados.

Para quem deseja vivenciar esse terroir com sabores únicos, a Finca Maipú é parada obrigatória aos apreciadores da boa mesa. Pertencente à família Zuccardi, conhecida por seus vinhos, a fazenda também conta com olivais e a produção do Azeite Zuelo, além de oferecer experiências que valem a pena reunir amigos e família.

Vamos a elas:

VISITE ZUELO
Para quem vem com curiosidade de saber mais sobre este alimento saudável, rico e natural, uma visita à fábrica para conhecer a origem de cada azeite Zuelo. O passeio culmina no restaurante da fazenda, o Pan y Oliva, com uma degustação dos azeites.

TEMPO DE COLHEITA (ATÉ DIA 15 DE MAIO)
O outono é a temporada da colheita da azeitona, a época dos novos azeites. Nesses dias, o visitante pode colher com as suas próprias mãos, conhecer pessoalmente o processo e fazer o seu próprio azeite. Uma experiência inesquecível seguida com um lanche ou almoço na casa Pan y Oliva.

BICICLETA NO OLIVAL
Zuelo nasce no olival. Lá é o melhor lugar para aprender tudo sobre esse alimento natural e como é importante respeitar sua origem. Durante a pedalada, o visitante aprende como são cuidadas as oliveiras durante todo o ano. No final do passeio, pode desfrutar de diferentes opções de almoço no Pan y Oliva.

EU DESCOBRI O AZEITE
Para provar e tentar entender mais sobre o uso do azeite de oliva, a Zuelo explica como nasceu a marca, como o fazem seus azeites, além de sugerir várias formas de usá-los. Também ensina como prová-los, numa oportunidade de aprender a identificar o que faz a qualidade deste alimento.

RESTAURANTE PAN Y OLIVA
Localizado em frente ao lagar (local onde se processa a azeitona em azeite), o Pan y Oliva é a casa de Zuelo. Onde os pratos levam azeites da marca, sejam eles mais simples ou mais elaborados, usando produtos direto da horta de acordo com as estações do ano.

COZINHE COM SUA FAMÍLIA
Cozinhar pode ser bem divertido em família e com amigos. Juntamente com uma equipe do Pan Y Oliva, o visitante conhece a horta biológica, bem como vários ingredientes e formas de utilização dos diferentes tipos de azeites da marca para preparar cada prato.


Para participar das experiências, recomenda-se reservar com antecedência por meio do site, principalmente “Tempo da Colheita” até dia 15, para depois retornar na próxima safra.

https://zuelo.com.ar/

Ruta Prov 33Km 7,5, Maipú, Mendoza, Argentina
Instagram: @zuelovirgenextra

Em Finca Maipú também se encontra a Bodega Santa Julia com seus vinhos, vinhedos, experiências, contando com a Casa del Visitante, que vem a ser o restaurante da vinícola. Agendamento via site: https://santajulia.com.ar/turismo/


SOBRE A FAMÍLIA ZUCCARDI
A família Zuccardi foi fundada em 1963 por Alberto e Ema Zuccardi. A partir do desenvolvimento de um inovador sistema de irrigação, o engenheiro Alberto Zuccardi descobriu sua vocação para a viticultura que o levou a plantar os primeiros vinhedos e desenvolver os primeiros vinhos da família. Desde aqueles primórdios até o presente, as 3 gerações trabalharam com convicção e paixão para desenvolver a região de Mendoza, buscando a expressão mais genuína deste lugar em cada vinho e azeite.

A produção de azeites da família começou em 2004 com a produção de azeites de alta qualidade das variedades mais difundidas na região de Mendoza . Parte da terceira geração, Miguel Zuccardi entra na empresa com este projeto e com o objetivo de destacar a alta qualidade dos azeites da região e a criação de uma categoria diferenciada de azeites na Argentina.

Com a premissa de produzir o máximo potencial de qualidade, a ZUELO possui 220 hectares de olival próprio. Lá, as técnicas agrícolas focam em práticas sustentáveis ??de manejo dos solos e da biodiversidade no cultivo.

O trabalho dedicado na área de pesquisa e desenvolvimento e a tecnologia de ponta na planta produtiva permitem a evolução permanente e a inovação como filosofia de trabalho.

Fonte: Miguel Zuccardi
Imagens: Divulgação Zuelo