RICtv Curitiba estreia cenário tecnológico e futurista para os noticiários

Uma arena em 360 graus se transforma a cada programa, com a iluminação garantida por um quilômetro de luzes de LED


Um cenário projetado em formato de arena, com 360 graus de aproveitamento, um quilômetro de luzes de LED que permitem mudar tudo apenas com a troca de cores, equipado com telas horizontais e verticais que transportam o mundo para a telinha da TV. Futurista e tecnológico, assim é o novo estúdio da RICtv Curitiba, que estreia nesta segunda-feira, dia 13, e será replicado a seguir nas outras três emissoras paranaenses do Grupo RIC, que cobrem todo o estado.


O novo ambiente para todos os programas produzidos pela RICtv é resultado de um trabalho de fôlego, que incluiu oito meses de pesquisa, projeto e realização, envolvendo uma centena de profissionais do próprio Grupo RIC. A pesquisa merece destaque: em todos os continentes, 62 emissoras de televisão foram analisadas, em busca de referências conceituais e tecnológicas. “Não queríamos uma cópia. A ideia era ser original e desde o início optamos por um conceito mais artístico e minimalista, que transmitisse a agilidade do nosso jornalismo. Vamos trabalhar mais a presença dos nossos apresentadores, com iluminação bem pontuada e telões menores para ter uma proporção mais harmoniosa e menos confusa para o telespectador”, explica Marcus Werneck, gerente Corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma do Grupo RIC.

O resultado é um cenário alinhado ao que há de mais moderno no mundo, além de refletir a identidade visual da programação da Rede Record, da qual a RICtv é a maior afiliada no país. A campanha de lançamento do novo cenário traz o slogan “Na sua casa e na nossa casa, sempre ao seu lado” e conta com um vídeo especialmente produzido para o intervalo do programa Domingo Espetacular. Ele aguça a curiosidade do público sobre a novidade, que começou a ser divulgada em teasers nas redes sociais nas últimas semanas.

Um cenário para muitas personalizações

O que o público terá a cada programa é uma experiência em 3D, garantida pela grande estrutura de iluminação feita com mil metros de luzes de LED. Elas garantem volumetria para gerar uma perspectiva de campo e “descolar” o apresentador do fundo do ambiente. O projeto gráfico trouxe linhas contínuas, que fazem referência à velocidade, agilidade e dinâmica da própria notícia.

A luz também tem papel prático na produção, por que permite alternar cenários, conforme o padrão estético criado para cada noticiário. Ou seja, a fácil alteração de cores, mescladas ou não, permite ter um cenário híbrido, com inúmeras possibilidades de personalização. Outro destaque é a presença de grandes telas, tanto horizontais quanto verticais. Isso permite que o repórter na rua interaja com o apresentador no estúdio em tamanho real, criando uma narrativa dinâmica e de impacto.

“Temos uma síntese do que existe de melhor atualmente em estúdio e cenário de televisão. E todo esse trabalho está absolutamente integrado ao plano de investimentos do Grupo RIC, cuja missão é ser a voz do paranaense. Acabamos de lançar nossa nova marca e posicionamento no mercado, como o maior grupo de comunicação multimídia do Paraná, capaz de gerar 190 milhões de impactos na audiência a cada mês. Para nós, o futuro já chegou e estamos chamando os paranaenses para virem junto conosco”, diz o presidente do grupo, Leonardo Petrelli.

Sobre o Grupo RIC
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense-, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, as rádios Jovem Pan News Curitiba e Londrina, a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais e a plataforma de estilo de vida TOPVIEW. Além disso, o Grupo RIC presta serviços de produção audiovisual, e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: RICPodcast, RICLab, RICRural Hub, RICPlay e a plataforma de influenciadores digitais SPARK. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras e o braço social é atendido pelo Instituto RIC de Atitude Social.