Grupo RIC reúne comunicadores em debate sobre o rádio durante o Jovem Pan Experience Day, em Curitiba

O Grupo RIC reuniu dezenas de comunicadores durante o Jovem Pan Experience Day, realizado no Hard Rock Café Curitiba, para um bate papo sobre rádio, audiência, mercado publicitário e conexão. Foi o primeiro evento em torno da rádio Jovem Pan News Curitiba, que o Grupo RIC acaba de colocar no ar na capital e em Londrina, e em breve inicia em Maringá.

“Somos os maiores afiliados da rede Jovem Pan no país e temos orgulho de fazer também no rádio um jornalismo transparente, aberto, relevante e próximo da comunidade paranaense. A Jovem Pan FM e a Jovem Pan News são veículos integrados à nossa estratégia multimídia, que está junto ao público em todas as plataformas”, destacou Leonardo Petrelli, presidente do grupo.

Conectada à Rede Jovem Pan News com 24 horas de notícias de todo o país, além de análise e opinião, a Jovem Pan News oferece quatro horas diárias de programação local. “Trazemos noticiário de qualidade e credibilidade em cobertura nacional, mas também queremos discutir os temas regionais. Nosso jornalismo é de alto impacto e costumo dizer que a Jovem Pan tem lado sim, o lado do ouvinte. Não é à toa que aos 80 anos de transmissões conquistamos uma marca impressionante: temos um terço da audiência do YouTube no Brasil”, disse o jornalista Carlos Aros, diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News, que veio a Curitiba especialmente para o encontro.

Cases

O debate descontraído sobre formatos publicitários para rádio de entretenimento e de notícias, mediado pelo jornalista Marc Sousa - que é âncora do Jornal da Manhã na Pan News Curitiba e Londrina - teve a participação de Carlos Abilhoa, executivo de marketing da TIM Sul. “Popularidade é quando gostam de você. Influência é quando param para te ouvir. E as pessoas param para te ouvir na rádio”, disse ele, lembrando de ações da TIM com a Jovem Pan que viraram cases de comunicação. Em uma dessas ocasiões, o desafio era atrair consumidores para lojas de shopping utilizando o rádio, nascendo aí o Boa da Pan Itinerante, que é a ação que ativa o ponto de venda com o elenco do programa.

O papo de mercado em Curitiba contou ainda com a presença on-line do especialista em finanças pessoais Pablo Spyer, conhecido pelo jargão “Vai Tourinho”, um fenômeno de audiência na Jovem Pan News. Spyer já entrou na conferência informando em primeira mão o resultado da reunião mensal do Comitê de Política Financeira (Copom) com mais um aumento da taxa Selic. E explicou que seus resultados como apresentador e influencer se baseiam em conteúdo exclusivo, inédito e em conexão com o público.

A experiência com a marca começou à tarde, com a presença da Peruinha da Pan no estacionamento do Hard Rock, em ações de interação com o público. A partir das 16h30, o programa Boa da Pan foi realizado no palco, ao vivo, com o elenco da rádio, vários convidados e frequentadores. Um show da banda Voraz encerrou a programação.

Sobre o Grupo RIC

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense-, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, as rádios Jovem Pan News Curitiba e Londrina, a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais e a plataforma de estilo de vida TOPVIEW. Além disso, o Grupo RIC presta serviços de produção audiovisual, educação a distância e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: RICPodcast, RICLab, RICRural Hub, RICPlay e a plataforma de influenciadores digitais SPARK. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras e o braço social é atendido pelo Instituto RIC de Atitude Social.

Na foto, Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, Carlos Aros, diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News, e o âncora Marc Sousa, no papo de mercado com comunicadores de Curitiba. (Foto de Marcos Vinícius dos Santos Silva)