Live aborda a educação desafiadora e inspiradora do TEC Monterrey

O modelo educacional de uma universidade é seu coração. Vivemos um momento em que esse coração precisa ser revisitado pois passamos, ao longo dos últimos anos, por mudanças disruptivas, que criaram um novo modelo de sociedade e de relações sociais, econômicas e de geração de conhecimento. Sabe-se hoje que a aprendizagem ligada à prática profissional é mais significativa, que o mundo do trabalho é multidisciplinar, que mais valem as competências construídas do que as notas obtidas e que as instituições precisam oferecer programas educacionais mais flexíveis.



Esse é o conceito aplicado pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (conhecido como TEC Monterrey), a instituição de ensino mexicana que replica pelo mundo um modelo de educação inovadora para o século 21, a partir das competências dos alunos, permitindo que cada um forme sua experiência de maneira única e singular. Recém vinda de Monterrey, a educadora e reitora do Centro Universitário UniOpet, Adriana Karam, participa na próxima quarta-feira (23), às 19h, de uma live para apresentar os principais pontos desse modelo do TEC 21.



“Como educadora, investidora-anjo e reitora de um centro universitário, faço parte de um grupo de instituições que trabalham com inovação universitária no Brasil, ligados ao consórcio Sthem, que busca ampliar a qualidade da educação na América Latina. Neste mês, fomos em viagem de estudos para Monterrey, no México – a “meca” mundial da educação inovadora, tecnológica e transformadora”, conta Adriana.



A professora relata que o grupo, com representantes de cerca de 40 instituições, passou por uma semana de imersão no programa da equipe que implementou as mudanças do TEC Monterrey nos últimos 10 anos, numa dinâmica entre pares: de uma instituição de ensino para outra, de uma equipe gestora para outra. “Para nós, foi muito proveitosa a possibilidade de entrar em contato com profissionais da universidade, focados na prática, nas formas de se estruturar e nos principais pontos desse projeto. Toda a reitoria e os pró-reitores do TEC estavam presentes, apresentando ao nosso grupo áreas de atuação que, por si só, já são inovadoras, como educação continuada, relações com mercado e vivência universitária. Sim, lá existe um pró-reitor que se dedica a proporcionar melhores experiências aos alunos no ambiente universitário”.



Além disso, segundo Adriana, o projeto TEC Monterrey mostra que é preciso conciliar as competências técnicas e comportamentais. “Não podemos formar pessoas que trabalhem apenas o aspecto técnico, sem desenvolver em conjunto sua criatividade e as demais competências comportamentais. Nas disciplinas de projetos que vêm do mercado, e nos desafios propostos – em Monterrey, eles não dizem ‘problema’: a mudança já começa pelo aspecto semântico, com ensino baseado em ‘desafios’ -, há também outras iniciativas que surgem nas Semanas TEC, com questões sociais e de bem estar. E o entendimento do papel do cidadão, de como se articula o conhecimento de forma ética em benefício da sociedade, numa ampla formação”, pontua.



SERVIÇO:

“Inovação acadêmica: o que podemos aprender com o modelo TEC Monterrey?”

Live com Adriana Karam, reitora do UniOpet

Quarta-feira 23 de março, às 19h

Inscrições gratuitas pelo link:

https://materiais.opet.com.br/bate-papo-inovacao-academica