Santander leva o estilo do Free Fire para o SPFW

Pela primeira vez o mundo virtual ganhará vida nas passarelas de uma das maiores semanas de moda mundiais

O Santander Brasil, Banco da Moda, apresenta a edicção N52 do São Paulo Fashion Week e promove um desfile totalmente diferente do que já foi visto nas passarelas em todo o mundo. No dia 17 de novembro, data de abertura do SPFW, modelos e gamers irão desfilar vestindo releituras de skins de personagens do Free Fire, da Garena, um dos jogos online mais populares no mundo. O desfile acontece a?s 19:30 e será transmitido pelas redes sociais do SPFW.

Na edição que marca a volta dos desfiles presenciais, após quase dois anos de apresentacões exclusivamente online, a SPFW traz o mundo virtual para as passarelas, pela primeira vez em uma semana de moda internacional. A pedido do Santander, a Garena – publisher e detentora dos direitos do Free Fire – selecionou as 20 skins (trajes dos personagens) mais cobiçadas pelos jogadores, que tiveram seus looks adaptados e materializados pelo stylist Daniel Ueda. Dentro do Free Fire, clientes do Banco terão acesso a uma skin exclusiva.

A iniciativa conecta duas das maiores e mais promissoras atividades do empreendedorismo: Moda, a que mais se reinventa, e Games, a que mais cria e uma das que mais crescem. A adesão aos jogos em rede e em tempo real aumentou 140% durante o ano de 2020, no Brasil.

Atualmente, o País é o terceiro do ranking de audiência em esports, sendo que dois de cada três brasileiros conectados a? web são jogadores. É também com base nestes dados que o Santander enxergou a conexão dos games com o empreendedorismo, uma vez que os jogos são poderosas ferramentas para impulsionar novos talentos e transformá-los, por exemplo, em jogadores profissionais ou desenvolvedores.

No primeiro trimestre deste ano, o Banco iniciou a campanha Onde tem Santa, tem game, que marcou sua presença neste território, com o patrocínio à equipe FURIA, uma das maiores do Brasil, além de apoiar torneios e lançar um consórcio especial para a compra de equipamentos para games, entre outras ações.

“Já somos conhecidos como o Banco que trabalha e apoia a moda, após esses 5 anos de parceria com o SPFW. E neste ano entramos nos esportes eletrônicos com a ambição de ser também o banco que oferece soluções e auxilia as pessoas que trabalham, empreendem e se divertem no mundo gamer”, afirma Igor Puga, diretor de Marca e Marketing do Santander Brasil.

“O mundo da moda e dos esports é um lugar de muita diversidade, inovação e inquietude. O Santander possui autoridade nestes mercados e entende a real semelhança de valores entre ambos. Esse casamento entre o Free Fire e o SPFW foi o que viabilizou não só a virtualização da moda nos games, mas a materialização física das skins renomadas no jogo mais popular do país, na semana de moda mais importante do Brasil”, conclui.

Para dar vida às skins dos personagens, o Santander e o SPFW convidaram o stylist Daniel Ueda. Um time de modelos profissionais, incluindo Isabeli Fontana, e gamers, foi cuidadosamente escolhido para representar na passarela os personagens que tanto significam para esta nova geração, abrindo uma nova gama de negócios e relações.

“O meu maior desafio aqui foi tirar o projeto do universo dos games e levar para o da moda. Precisei me inteirar muito do mundo gamer, e para mim está sendo maravilhoso, pois é mais uma porta que se abre, com muita força e energia. Esse processo de criação foi desafiador e incrível ao mesmo tempo”, afirma Ueda, que trabalhou em conjunto com o estilista Alexandre Herchcovitch na criação dos looks.

Juntos, Ueda e Herchovitch buscaram em materiais como malha e moletom, somado a inovações como peles fakes e telas tecnológicas vazadas, dar o tom necessário aos looks. A expectativa é que essas skins, que já causam grande furor no imaginário dos gamers, impressionem ainda mais ao serem vistas na passarela da semana da moda. Para complementar, Daniel Ueda ainda participou da escolha de alguns personagens do Free Fire que foram utilizados nos looks, aplicando já seu olhar de stylist.

"Poder ver a releitura das skins de Free Fire desfilando na passarela do mais prestigiado evento de moda do Brasil, o SPFW, é algo incrível para os jogadores de Free Fire, para mim e para o time da Garena. É um momento de muito orgulho ver o quão longe o Free Fire foi e pode chegar, rompendo a barreira do digital e transcendendo para o real, mostrando que o jogo virou estilo, que o jogo virou moda. " afirma Fernando Mazza, head de operações da Garena no Brasil.

Ao todo, 20 das mais populares skins do Free Fire foram selecionadas para serem apresentadas no desfile inaugural da SPFW N52, uma ação inédita em qualquer semana de moda do mundo. São elas: Sakura; Hip Hop; Kit Angelical; Hypado; Sombra Roxa; Rolezeiro; Gola Alta; T.R.A.P. Zika e Brabo; T.R.A.P. Chavosa e Chavoso; Corac?ão Urbano; Mano Milgrau; Calça Angelical; Gatitude; Loucura Rebelde; e Espírito Púrpura.

O desfile tem idealização do Santander, realização do SPFW e apoio da Garena.

SPFW N52

Depois de dois anos, o SPFW – apresentado pelo Santander, o Banco da Moda – volta a realizar desfiles presenciais. Após duas edições 100% digitais, a próxima será híbrida. O evento será realizado de 17 a 20 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Todas as apresentações e desfiles, incluindo fashion filmes, serão transmitidas pelas redes do SPFW.

Ao todo, são 50 desfiles entre presenciais e digitais. O retorno ao presencial será feito de acordo com todos os cuidados e protocolos exigidos, dentro das necessidades do momento que vivemos. Oito marcas estrearão: Baska, Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp.

Sempre pioneiro, muito além da moda, com projetos inclusivos, sustentáveis e culturais, o SPFW ganhou novo formato em 2021, com o Festival SPFW+ Regeneração fortalecendo o trabalho de fomento realizados em todos estes anos, agora com uma agenda de atividades ao longo de todo o ano. A partir de quatro Encontros Criativos e seis Mentorias, foram selecionados 49 núcleos criativos por todo o país, procurando trazer uma nova inteligência aplicada a um empreendedorismo do século XXI.

Com a proposição de novos processos criativos e econômicos, novas conexões e desdobrando conceitos, o festival criou ecossistemas que fortalecem redes, aproximam iniciativas que encontram sinergias e oportunidades de colaboração e ampliação de atuação, além de novas formas de se operar em rede gerando uma economia afetiva e circular.

Esta edição, com grande número de desfiles, reflete também uma melhora no varejo de moda, com avanço da vacinação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), houve uma retomada neste ano em relação a 2020, mas ainda inferior ao consumo de 2019. “Hoje as fronteiras estão se diluindo, tanto no físico como no digital. O SPFW sempre abriu as portas para o novo. E? inevitável o cruzamento da moda com o universo dos games. Ambos exploram e experimentam o novo. Moda tem relação com inovação e comportamento e pessoas. Games tem com tecnologia, comportamento e pessoas. Agora veremos a materialização pioneira do metaverso, das skins, um dos principais pontos dos games”, comenta Paulo Borges, fundador do SPFW.

A edição N52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo a? Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do #SPFW:
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SOBRE O SPFW

Com 25 anos de história, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, o SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.

O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam a? plataforma.



SOBRE A IMM

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte e entretenimento, através de uma plataforma de marcas recorrentes e relevantes em seus segmentos.

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul) e a Go Cup, o maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu várias edições do UFC, jogos da NBA Global Games, eventos de golfe com chancela do PGA e a regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race.

Em entretenimento, a empresa promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste of São Paulo, que vai para a sua quinta edi~ção. Recentemente, adquiriu o São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País. No ano de 2020 a São Paulo Oktoberfest se tornou o mais novo produto da IMM. Em sua quarta edição o evento contará com um novo endereço, e muitas outras oportunidades de negócio.



SANTANDER - O BANCO DA MODA

O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do País. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios. As ações em relação a? Moda e o patrocínio ao SPFW evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e empreendedorismo.

No Farol Santander São Paulo, a moda ganhou espaço como um dos principais eixos temáticos. O icônico edifício no Centro da capital paulista recebe encontros e debates com personalidades do setor, tornando-se um tradicional polo de discussão sobre moda e ac?o?es empreendedoras. Além disso, o espac?o recebeu os desfiles inaugurais das últimas três edic?o?es do SPFW e também participou das comemorac?o?es de 25 anos do evento, no ano passado.

Em 2021, dois andares do Farol Santander SP recebem a exposic?ão A Arte da Moda – Histórias Criativas, que aborda por meio de quase 200 itens o desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.



SOBRE O FREE FIRE

O Free Fire, jogo battle royale mobile da Garena, é um dos jogos mais baixados do mundo, com mais de 1 bilhão de downloads e mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo. Free Fire foi projetado para trazer a experiência premium do battle royale para dispositivos móveis e foi, de fato, um dos primeiros títulos do gênero para dispositivos móveis no mercado.