No dia 24 de novembro, aconteceu a grande festa para marcar o início do período de vindima 2025 na Serra Gaúcha, no Fundaparque, em Bento Gonçalves/RS.
Os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de produzir geleias, aprender um pouco mais dos costumes locais e acompanhar de perto a construção de uma taipa (muro de pedras muito comum na serra gaúcha) além é claro, da presença das melhores vinícolas da região juntamente com uma seleção especial da gastronomia serrana.
Na agenda de atividades, ocorreu a ativação do Pipa Parade, projeto que celebra a vindima da serra gaúcha com um circuito inédito de intervenções artísticas em barricas de vinhos. Ação que envolve mais de 30 artistas renomados do Rio Grande do Sul, que apresentarão suas obras em pontos estratégicos da região, formando um circuito turístico celebrando também os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha.
Para ilustrar essa ação, aconteceu o Live Painting do Pipa Parade (pintura das obras de arte do Pipa Parade). Uma vibrante ação, onde os artistas pintaram as obras de arte, as barricas de vinho. Após a conclusão, as obras resultantes foram distribuídas e expostas em diferentes pontos criando um circuito pela Serra Gaúcha. “Estamos muito entusiasmados de poder levar a etapa de criação do Pipa Parade para Bento, com 30 artistas reconhecidos nacionalmente pintando suas obras de arte em um dos berços da imigração italiana. Essa é uma primeira etapa de um grande projeto que só finaliza em março, no fechamento da Vindima!”, diz Matheus Vigel, COO da Wine Locals, empresa responsável pela realização do projeto.
Entre os artistas que assinam o projeto estão: Antônio Giacomi, Antônio Vasques, Belle Foliatti, Bina Monteiro, Britto Velho, Carla Barth, Celo Pax, Claudia Hamerski, Daniela Cidade, Eduardo Vieira da Cunha, Edgar Vasques, Geraldo Markes, Gustavo Assarian, Lotti, Jotape Pax, Kelin Agnes, Lilian Maus, Marcelo Lenko, Pablo Perini, Pamela Zorn, Pati Rigon, Paulo Amaral, Paulo Corrêa, Pedro Emcb, Ricardo Pirecco, Stang, Tiago Giordani– Tupax, Tiago Gregório, Xadalu Tupã Jekupé, Zoravia Bettiol e Zé Darcí.
A exposição das artes com o circuito itinerante turístico do Pipa Parade acontecerá de 07 de janeiro a 01 de março de 2025 e terá como tema os 150 anos da imigração italiana no estado. “O projeto apresentará uma narrativa visual inédita e original, explorando as histórias da imigração italiana em diálogo com a diversidade da arte brasileira”, acrescenta André.
O Pipa Parade está sendo realizado com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o Governo do Rio Grande do Sul apresenta o projeto.
Fonte Shirley Legnani