Palestras, curso e workshops na área musical serão realizados até dia 28 de novembro
Crédito: Lú Ruzzarin Basso
Além de espetáculo teatral apresentado e shows com oito atrações locais e regionais, entre os dias 14 e 17 de novembro, o 4º Caxias Soul Duetos, circuito de arte e música realizado em Caxias do Sul (RS), será marcado por diversas atividades gratuitas de capacitação durante o mês de novembro.
A próxima ação será um workshop na quarta-feira, dia 13 de novembro, às 19h30, no Teatro do Sesc Caxias do Sul. Como artistas convidados, estão o guitarrista caxiense Sasha Z e o músico Márcio Petracco, multi-instrumentista, cantor e compositor de Porto Alegre, que fez parte de bandas como TNT e Cowboys Espirituais e, atualmente, toca no Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, Tenente Cascavel e Graxelos. Sasha dará dicas para chegar no melhorar o timbre e como construir solos, além de falar sobre suas influências e experiências profissionais. Petracco explanará sobre multi-instrumentalismo, debatendo sobre construção e regulagem.
Já a palestra “Sonar Musical”, com o produtor musical e executivo Sandro Roncato e o produtor cultural Cristiano Storniolo, será na terça-feira, dia 19 de novembro, às 19h30, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Eles trarão estratégias de gestão relacionadas a direção artística, identidade visual de marca, artista ou banda, definição de repertório e público, assessoria de imprensa, agendamento de shows e registro editorial. O projeto Sonar Musical tem o objetivo de fomentar o mercado musical por meio de palestras, oficinas, cursos e eventos, além da gestão artística e direcionamento de carreiras.
Nos dias 20 e 21 de novembro (quarta-feira e quinta-feira), o visagista, produtor e diretor criativo Pepe Pessoa estará às 19h30, no Sesc Caxias do Sul, falando sobre “Identidade visual: do figurino ao cenário”. No primeiro encontro, abordará temas como introdução à identidade visual, direção de arte, importância das cores e planejamento da produção artística. No segundo dia, falará sobre layout e moodboard, briefing de projeto e planejamento para cenografia e figurino.
Após, haverá palestra com o advogado e pesquisador Mousés Stumpf na terça-feira, dia 26 de novembro, às 19h30, na FSG, com o tema “Direito e cultura na sociedade da complexidade”. Stumpf falará sobre a dimensão comunicativa plural e diversa da cultura, enquanto direito fundamental e princípio de liberdade. Também abordará culturalismo jurídico e relação institucional junto a órgãos públicos e políticas culturais, entre outros assuntos.
Já a participação de Ilton Carangacci, que atua na área de agenciamento de carreiras artísticas e produção de eventos, será na quarta-feira, dia 27 de novembro, às 19h30, na FSG. Ele trará soluções para autogestão de artistas independentes e orientações aos interessados em ingressar na atividade de empresários e produtores no setor do show business.
Encerrando a programação de capacitação, será promovido workshop com Zé Natálio, produtor musical e baixista da banda Papas da Língua, na quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h30, na Escola de Música da UCS. Tendo experiência em projetos com nomes como Nei Lisboa, Bebeto Alves e Itamar Assumpção, entre outros, Natálio irá explanar e comentar experiências importantes sobre funções e fundamentos do contrabaixo, citando grooves, timbragem, punch e definição do instrumento.
Para o idealizador do Caxias Soul Duetos, Jorge de Jesus, esses eventos ministrados por diversos profissionais sobre suas áreas de atuação são oportunidades muito importantes para troca de experiências. “Acredito que trazer informação dentro de um projeto que prestigia várias atividades artísticas tem grande validade para o crescimento profissional dos participantes. Isso vem ao encontro das necessidades técnicas, teóricas e intelectuais, abrindo a possibilidade para que o meio artístico amplie sua capacidade de atuação no mercado”, aponta.
Anteriormente, em outubro, já foi realizada uma oficina de iluminação cênica, com o designer Osvaldo Perrenoud, que reuniu cerca de 50 pessoas em duas turmas com lotação esgotada.
Sobre o Caxias Soul Duetos
Criado em 2014, com edições também em 2015 e 2017, o projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de novas plateias e da promoção de parcerias entre músicos locais e nacionais. O "Soul" do título remete ao encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.
Com eventos realizados entre outubro e novembro, a ação é referência no cenário cultural da cidade por reunir artistas locais e nacionais em uma programação que busca descentralizar a música e ocupá-la em novos espaços. O projeto terá uma segunda fase em 2025, com workshops e outras atividades.
O Caxias Soul Duetos é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura e Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. O Apoio Cultural é da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e Fecomércio RS - SESC. Realização: Volume Um Produtora. Apoio: Hotel Swan Caxias do Sul e Mantecato Cocina.
Programação
Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulários nos links disponibilizados abaixo:
Dia 13.11: Workshop com Sasha Z e Márcio Petracco, às 19h30, no Teatro do Sesc Caxias do Sul
Dia 19.11: Palestra com Sandro Roncato, às 19h30, na FSG (Sala 226)
Dias 20 e 21.11: Curso com Pepe Pessoa, às 19h30, no Sesc Caxias do Sul
Dia 26.11: Palestra com Mousés Stumpf, às 19h30, na FSG (Sala 240)
Dia 27.11: Palestra com Ilton Caranggacci, às 19h30, na FSG (Sala 240)
Dia 28.11: Workshop com Zé Natálio, às 19h30, na Escola de Música da UCS
CONFIRA MAIS FOTOS DOS PALESTRANTES
Locais:
SESC Caxias do Sul: Rua Moreira César, 2.462, Bairro Pio X
Centro Universitário FSG: Rua Marechal Floriano, 1.229, Centro
Escola de Música da UCS: Rua Ernesto Graziotin (Bloco 24 do Campus-Sede), Bairro Presidente Vargas
Saiba mais sobre os artistas e palestrantes:
Cristiano Storniolo
Produtor cultural atuando profissionalmente desde 2010, quando criou a Solid Produtora, empresa focada na produção de eventos e gerenciamento artístico. Nesse período, já produziu e gerenciou shows e turnês de artistas nacionais como Raimundos, Kleiton & Kledir e Vitor Ramil, além de internacionais como Agente Orange (USA), Crucified Barbara (SWE) e Biohazard (USA). Trabalhou no gerenciamento artístico de bandas como Reação em Cadeia e Seu Cuca, e faz produção executiva do músico gaúcho Teixeirinha Filho desde 2012. Na produção de eventos, realizou shows em comemoração ao Dia Mundial do Rock; produção cultural do aniversário da cervejaria Fat Bull, de Novo Hamburgo, com show de Vitor Kley; show de lançamento do DVD de 20 anos da banda Dead Fish, além de diversos eventos ao longo desse período. Entre os principais trabalhos realizados estão produção da gravação do DVD de 15 anos da Seu Cuca, produção e planejamento do CD “Cantigas de Roda”, dos Raimundos, e o projeto Tributo a Cazuza. Atualmente, é o representante brasileiro da banda Americana MAGIC!.
Ilton Caranggacci
Atua na área de agenciamento de carreiras artísticas e produção de eventos desde 1985. Nesse período, já foi empresário de Os Eles, Off The Wall, The Hard Working Band, Vídeo Hits, Claus e Vanessa, Reação em Cadeia, Jéf, Edu e Renan, Banda Saldanha, Armandinho, Chimarruts e Ivo Mozart. É empresário da Vera Loca e Edu Berdí e, desde 1996, do Papas da Língua. É sócio-fundador da Bach Society Brasil, associação cultural que promove concertos de música barroca performados por músicos brasileiros de nível internacional, sendo diretor de produção desses concertos desde 2020. Já realizou mais de 4.200 shows no Brasil e também nos Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Áustria, Angola, Argentina, Uruguai e Paraguai. Recebeu Menção Honrosa na edição de 2019 do Prêmio Açorianos de Música, maior premiação do setor no Rio Grande do Sul, pela sua contribuição ao ambiente musical nos 34 anos de carreira.
Marcio Petracco
Multi-instrumentista, cantor e compositor brasileiro, fez parte das bandas TNT, Cowboys
Espirituais, Locomotores, Trem 27, Tenente Cascavel e Baby Satanás. Atualmente toca mandolin e steel guitar no Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, onde é também o vocalista principal. Ministrou oficinas de música para menores infratores na extinta FEBEM, a convite da UNESCO, nas quais aprimorou a técnica da construção de instrumentos de corda a partir de sucata, construindo violinos, bandolins, violões e cavaquinhos com corpos de lata. Como músico de estúdio, participou de centenas de gravações de spots publicitários e de artistas de diversos gêneros. Em 1996, tocou pedal steel em "Querência Amada", na versão da dupla Osvaldir & Carlos Magrão, umas das gravações de maior sucesso da história da música gauchesca. Em 2002, acompanhou o bluesman norte-americano Little Jimmy King em sua turnê no Brasil. Em 2007, gravou o álbum independente homônimo da banda Locomotores. Em 2012, integrou a The Myla Hardie Band, fazendo shows em Nova York e Austin (Texas), nos EUA. Foi vencedor do Prêmio Açorianos de 2007 na categoria Instrumentista de Pop.
Mousés Stumpf
Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é pesquisador na área de concentração das Ciências Sociais com fundamento na matriz teórica Pragmático-Sistêmica. Professor de Direito Internacional Público para os cursos de Direito, Relações Internacionais e Comércio Internacional, de Teoria do Direito, Sociologia Jurídica e Teoria do Conhecimento. Consultor Jurídico para o setor público e privado e advogado atuante na comarca de Caxias do Sul.
Pepe Pessoa
Nascido em João Pessoa (PB) em 1967, chegou em Caxias do Sul em 1988. É maquiador, produtor artístico e diretor criativo, tendo formação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Sandro Roncato
Também conhecido como Graxa e com mais de 20 anos de atuação no mercado de Produção Artística e Executiva, começou sua trajetória fazendo parte da equipe técnica de artistas gaúchos, nacionais e em eventos pelo Rio Grande do Sul. Participou da produção técnica de bandas como Cidadão Quem, Papas da Língua, Hard Working Band, Nenhum de Nós e TNT. Posteriormente, passou a gerenciar a carreira paralela e os projetos solo do artista Serginho Moah. É idealizador do espetáculo "Moah Canta Elas" e responsável pela gestão das agendas de Serginho Moah, Tenente Cascavel, The Beatles no Acordeon e, atualmente, a turnê de Re.União 30 anos de Papas da Língua, além do retorno ao palco da versão clássica de TNT no projeto Entra Nessa. Como produtor executivo e empresário artístico tem histórico de canções em trilhas de novelas e programas de tv. Desde 2011 está à frente da produtora GxPro Produções Artísticas.
Sasha Z
É professor de guitarra e violão há mais de 15 anos. É formado no curso de Music Business do guitarrista Kiko Loureiro, tendo realizado uma temporada de estudos no Musicians Institute em Los Angeles. Em setembro de 2021 inaugurou o Artstage Music Center, centro de ensino musical completo, em Caxias do Sul. É guitarrista da banda da casa do Hard Rock Cafe Gramado. Lançou um álbum solo de rock instrumental e um disco com a banda Underload, além de diversos singles e participação em diversas gravações como músico convidado. Seus trabalhos tiveram destaque em publicações como Rock Brigade, Folha de São Paulo, Guitar Player, Guitarload e a revista japonesa Burrn. Dividiu o palco com grandes nomes da guitarra, como Edu Ardanuy, Andy Timmons, Cacau Santos, Sydnei Carvalho, Juninho Afram e Rafael Bittencourt. Entre as realizações mais recentes estão lançamento de material inédito no formato de singles (incluindo uma colaboração com os irmãos Andria e Ivan Busic do Dr.Sin), uma turnê de workshops com Sydnei Carvalho e Cacau Santos, a idealização do evento que trouxe o lendário guitarrista americano Andy Timmons para masterclass em Caxias do Sul e a participação no evento Gibson Weekend em Porto Alegre, a convite da Gibson Brasil. É patrocinado por alguns dos maiores fabricantes de equipamentos do Brasil: NIG Music (cordas, pedais e fontes), Santo Angelo (cabos) e Basso Straps (correias), além da parceria com a importadora Royal Music (Gibson, Orange e Epiphone).
Zé Natálio
É músico profissional desde 1984, compositor, arranjador, instrumentista, filiado à Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) desde 1985 e à União Brasileira de Compositores (UBC). Cursou a escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e participou de workshows de Arthur Maia e Jorginho Gomes. Baixista e co-produtor da banda Papas da Língua, atuou ao lado de artistas como Nei Lisboa, Bebeto Alves, Antonio Villeroy, Cauby Peixoto, Fughetti Luz, Adriana Calcanhoto, Itamar Assumpção, Luiz Carlos Borges, Glória Oliveira, Alegre Corrêa, Nelson Coelho de Castro, Frank Solari, Maestro Paulo Dorfman, Michel Dorfman, Fernando do ´O, Luis Chagas e Gigante Brazil (Banda Pretobras), Fernando Corona, Buchecha, Renato Borghetti, Kiko Freitas, Edinho Espindola, Os Fagundes, Lica Tito e do maestro Marcelo Nadruz. Como músico de estúdio, gravou mais de 50 discos de diversos artistas. Foi dirigido por renomados produtores como Beto Machado, DJ Memê, Luciano Kurban, Dudu Marote, Paul Ralphes e Juliano Cortuah. Também produziu e gravou a trilha sonora do espetáculo teatral "Marco Pollo", em Porto Alegre, além de produzir faixas para a banda Chimarruts e Binho Ribeiro, além do álbum “Sol da Manhã” da cantora caxiense Fran Duarte e o disco de estreia da Banda Disco.
Mais informações:
Cíntia Hecher I Janaína R. Silva I Ricardo Dini
Dinâmica Conteúdo Inteligente