Sessão comentada do filme Trinta Povos, com Zeca Brito, marca o início da programação de aquecimento da Mostra de Cinema das Missões

A exibição gratuita acontece na segunda-feira, dia 14 de outubro, às 19h, no Instituto Ling, em Porto Alegre, trazendo uma prévia das temáticas e dos assuntos que serão discutidos pela curadoria do evento que acontecerá em novembro em São Miguel das Missões


Cineasta Zeca Brito comentará o documentário no Instituto Ling

Crédito da foto: Joba Migliorin



Começa nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, em Porto Alegre, a programação Rumo às Missões, com exibição gratuita de dois filmes brasileiros em sessões comentadas por cineastas e convidados. A agenda especial, recebida pelo Instituto Ling, marca o aquecimento para a Mostra de Cinema das Missões, antecipando as temáticas e os assuntos que serão discutidos pela curadoria do evento que acontecerá nos dias 15 e 16 novembro em São Miguel das Missões.


A programação prévia inicia com a projeção de Trinta Povos, às 19h, seguida de debate com o diretor do filme, Zeca Brito, e com o historiador Charles Monteiro, mediado pela historiadora e coordenadora de produção da Mostra de Cinema das Missões Paula Leão. O longa-metragem gaúcho, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival Internacional de Cine del Mar Caribe, foi rodado entre Brasil, Argentina e Paraguai e aborda o legado cultural e artístico da colonização jesuítica nos três países, investigando a presença dos povos originários e a contribuição da cultura guarani. A proposta do filme é lançar um acurado olhar crítico sobre as reminiscências daquilo que foram os 30 povos das Missões, cerca de 60 reduções que hoje abrangem o território dos três países.


Depois, no dia 22 de outubro, o aquecimento ainda contará com a exibição de Portuñol, com a presença da diretora Thaís Fernandes e do professor e doutor em Letras Ricardo Barberena, que participam de bate-papo mediado por Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da mostra. O documentário, premiado como melhor longa-metragem gaúcho no Festival de Cinema de Gramado em 2020, explora a mistura linguística e cultural entre o português e o espanhol nas regiões de fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina. Para participar das sessões, é necessário fazer a inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.


"Achamos importante criar neste ano uma ponte entre Porto Alegre e São Miguel das Missões, e fizemos essa parceria incrível com o Instituto Ling para levar para a capital gaúcha justamente o que não conseguimos exibir no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, que são os filmes de longa duração. Selecionamos então duas produções gaúchas que têm o mesmo começo, frequências sonoras de integração e cocriação das fronteiras missioneiras. Obras que nos lembram da nossa história enquanto estado de convivência multiétnica, nos apresentam a realidade suis generis dessa região nos dias de hoje e, principalmente, nos oferecem inspiração e esperança através dessas observações", explica Manuela Fetter, cocriadora e diretora curatorial da Mostra de Cinema das Missões.


Sobre a Mostra de Cinema das Missões

Realizado dentro de um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco e em parceria com o Iphan, o evento cinematográfico acontece gratuitamente e ao ar livre dentro do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A mostra vai muito além da exibição de filmes e propõe uma celebração artística e histórica, levando o público para dentro de um espaço geográfico que faz parte da constituição da identidade do Estado e que mantém fortes vínculos e conexões com a herança indígena do país.


Em sua segunda edição, confirmada para os dias 15 e 16 de novembro, serão exibidos diferentes curtas-metragens independentes em sessões dentro da catedral durante a noite e haverá uma agenda paralela para aproveitar durante o dia, com palestras e debates realizados no Tenondé Park Hotel, que fica a dez minutos de caminhada do local de exibição, no município de São Miguel das Missões. A programação completa será divulgada em breve. As novidades podem ser conferidas no Instagram @mostracinemissoes.


A Mostra de Cinema das Missões é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e do Grupo Redemaq, realização do Instituto Estrela Radiante, da Lora.movie e da Quattro Projetos, além do apoio do Tenondé Park Hotel, do Iphan e da Prefeitura de São Miguel das Missões.



SERVIÇO

Programação de aquecimento Rumo às Missões

Dia 14 de outubro, segunda-feira, às 19h: exibição do documentário Trinta Povos (2020), seguida por debate entre o diretor do filme, Zeca Brito, e o historiador Charles Monteiro, com mediação da historiadora Paula Leão

Dia 22 de outubro, terça-feira, às 19h: exibição do documentário Portuñol (2019), seguida por debate entre a diretora do filme, Thais Fernandes, e o professor Ricardo Barberena, com mediação de Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da Mostra de Cinema das Missões

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Ingressos gratuitos, já disponíveis no site www.institutoling.org.br


Mostra de Cinema das Missões 2024

Dias 15 e 16 de novembro, sexta e sábado

Em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul

Palestras e debates das 14h às 18h, no Tenondé Park Hotel (Rua São Miguel, 664)

Sessões de cinema das 19h às 20h, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Rua São Luiz, s/n°)
A programação completa será anunciada em breve e os ingressos serão disponibilizados para retirada gratuita, no Sympla

Acompanhe as novidades no Instagram @mostracinemissoes



Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br


Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.


Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.


Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.


Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.


Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.



Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos Comunicação