O renascimento da Pinoteca da AJURIS! Após as enchentes que desafiaram a beleza de Porto Alegre, a Pinoteca da AJURIS se renova para receber uma exposição mágica e inspiradora: "Borboleteando", da artista Milena Julianno.
Coquetel de lançamento: 02 de Setembro, 19h
Exposição até dia 1º de outubro
Local: Foro Central II (Rua Manoelito de Ornellas, 50) Porto Alegre.
O suave bater de asas da borboleta não evidencia a profunda sabedoria que ela carrega consigo. O que ela busca no seu bater de asas incessante ao redor das flores? Para onde que o seu eterno presente a está direcionando?
Milena Julianno é uma artista que busca traduzir o desconhecido e o inimaginável através da alquimia das artes visuais, que transformam a infinitude do tempo em consciência do maior valor que a vida e a natureza podem nos oferecer: a apreciação do momento presente.
Apreciar a vida é se perceber para além das teorias, dos enunciados, das técnicas, dos materiais... A vida te convida a ouvir, a questionar, a sentir o que cada estimulo externo significa. Quando nos despimos do desconforto de nos depararmos com a intermitência da existência somos finalmente livres para simplesmente experiencia-la.
"Borboleteando" foi criado para que a experiência da arte seja a ponte da reflexão e da ação, do real e do imaginário, do perfeito e do imperfeito, da vida e da morte.
Milena Julianno
Artista visual, certificada pelo MoMA em Artes e Atividades Interativas. Entusiasta da lepidopterologia, suas representações artísticas resultam de pesquisa que explora contrastes como vida e morte, movimento e inatividade, prazer e dor.
A artista transforma páginas de livros em obras que evocam a beleza efêmera das borboletas, integrando elementos de arte biológica. Suas criações não apenas celebram a beleza da natureza, mas também promovem a consciência sobre a importância da preservação das espécies e seus habitats.
Recebeu a Silver Medal Award na Luxembourg Art Week 2020, Menção Honrosa no Museu das Américas de Dubai, em 2021, entre outros reconhecimentos.