Santiago Uribe fala sobre cidades resilientes em palestra dia 3 de setembro no Instituto Ling

O antropólogo colombiano, porta-voz de iniciativa que fez com que Medellín deixasse de ser o município mais violento do mundo para se tornar uma referência em inovação, e que agora faz parte do plano Porto Alegre Resiliente, do Pacto Alegre, apresentará novas possibilidades e cenários para os locais onde vivemos, em programação realizada em parceria com a AsBEA-RS




Santiago Uribe tem participado dos planos de reconstrução da capital gaúcha após a tragédia climática

Crédito da foto: Ederson Nunes/CMPA




O antropólogo colombiano Santiago Uribe estará no Instituto Ling no dia 3 de setembro, terça-feira, às 19h, para ministrar a palestra Cidades Resilientes: como promover novos futuros. No encontro, voltado a todos os interessados no assunto, o pesquisador falará sobre a transformação social de sua cidade natal, Medellín, que deixou de ser a mais violenta do mundo para se tornar uma referência em inovação, após um trabalho social realizado nas últimas duas décadas, resultando em uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina.


Na conversa, mediada pelo arquiteto, urbanista e pesquisador Anthony Ling e pela arquiteta Clarice Debiagi, Uribe também apresentará novas possibilidades para as nossas cidades, sem deixar de comentar o cenário de Porto Alegre depois da tragédia climática. O antropólogo se mudou para a capital gaúcha recentemente, após ser convidado para coordenar o grupo de trabalho internacional da iniciativa Porto Alegre Resiliente, para consolidar uma cultura de resiliência na comunidade.


A palestra marca a abertura da segunda edição do projeto Arquitetura: modos de pensar, realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS), para oferecer novas perspectivas sobre formas de viver, conviver e morar. As inscrições para a conversa custam R$ 160 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Associados da AsBEA-RS têm 25% de desconto.


Além da aula inaugural com Uribe, a programação deste ano ainda prevê dois cursos de curta duração, que terão matrículas abertas em breve no site do Instituto Ling. O primeiro será Arquitetura e Mudanças Climáticas: caminhos para um futuro sustentável, dividido em quatro encontros, nos dias 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro, sempre nas quartas-feiras. Depois, nos dias 22 e 29 de outubro, terças-feiras, o tema será Mulheres na Arquitetura. O projeto tem patrocínio de Arte Rochas.


Mais sobre o palestrante

Santiago Uribe Rocha é antropólogo, mestre em Cidades pela London School of Economics (LSE) e em Processos Ambientais Urbanos pela EAFIT, além de doutorando em Ciências Sociais. É professor na Universidade de Antioquia, em Medellín, e assessor do projeto Pacto Alegre, no Brasil.



SERVIÇO

Palestra Cidades Resilientes: como promover novos futuros

Com o antropólogo Santiago Uribe Rocha e mediação do arquiteto e urbanista Anthony Ling

Dia 3 de setembro, terça-feira, às 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)


Inscrições

R$ 160,00 (associados da AsBEA-RS têm 25% de desconto)


Pontos de venda

Site: www.institutoling.org.br

Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h


Próximas programações do projeto Arquitetura: modos de pensar

- Curso Arquitetura e Mudanças Climáticas: caminhos para um futuro sustentável, nos dias 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro, sempre nas quartas-feiras

- Curso Mulheres na Arquitetura, nos dias 22 e 29 de outubro, sempre nas terças-feiras

As matrículas serão abertas, em breve, no site do Instituto Ling


Realização: AsBEA-RS e Instituto Ling

Patrocínio: Arte Rochas


Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br


Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.


Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.


Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.


Sobre a AsBEA-RS

Fundada em 1986, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) cumpre um importante papel na defesa dos interesses dos escritórios gaúchos. A entidade possui participação ativa na articulação de processos em prol dos escritórios em órgãos públicos e privados, acadêmicos e empresariais. Sua missão é contribuir no aprimoramento e qualificação dos escritórios de arquitetura por meio de ações que visem à melhoria dos serviços prestados à sociedade. Atualmente são mais de 40 escritórios associados, responsáveis por 60% da metragem quadrada dos projetos arquitetônicos aprovados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.


Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.




Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos Comunicação

Jéssica Barcellos – Jornalista