Primeiro disco da parceria se posiciona na categoria “álbum de compositor”, contando com um seleto grupo de músicos gaúchos na interpretação de temas brasileiros com sotaque jazzístico
Via Roberta Amaral | Jornalista
Fotos Marcelo Leal
No dia 14 de agosto (quarta-feira), Antonio Xavier e Rubem Penz lançam o álbum REVERSO em um talk show no Espaço 373, mediado pelo músico Ayres Potthoff. O primeiro trabalho do duo traz dez canções autorais, interpretados por Cris Bizarro, Denise Tonon, Gisele De Santi, Pedro Spohr, Pedro Verissimo e pelo Coral da Escola Projeto, regido por Helena Lopes. Apenas “Samba Curto” foi composta por Pedro Tagliani. As demais têm letra de Penz e melodias de Xavier. Além do Spotify, o CD pode ser adquirido pelo site https://rubempenz.net.
Amigos de longa data, Antonio Xavier (violonista e guitarrista) e Rubem Penz (baterista e percussionista) buscam resgatar a tradição da boa Música Popular Brasileira e as clássicas parcerias, consagradas em todo o mundo, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes ou Chico Buarque; Mílton Nascimento e Ronaldo Bastos Márcio Borges ou Fernando Brant; João Bosco e Aldir Blanc, além de compositores como Edu Lobo, João Donato, Toninho Horta, Joyce e Rosa Passos. A inspiração para REVERSO veio dos álbuns Cais (1989), de Ronaldo Bastos, no qual diversos intérpretes são reunidos em torno de composições do letrista, e Chico Pinheiro (2005) e Flor de Fogo (2010), ambos do guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, considerado um dos artistas mais expressivos da música brasileira contemporânea.
25 anos de pesquisa, estudo e criação
Iniciado em 1999, REVERSO teve as primeiras gravações entre 2005 e 2006, quando Xavier e Penz precisaram, então, se dedicar a questões familiares e profissionais – Xavier é engenheiro químico e Penz é publicitário e escritor.
O trabalho foi retomado somente em 2023, mas sem perder o fio da meada, seja nas escolhas temáticas, seja em composição melódica e rítmica. As grandes janelas de improvisação são explicadas pela origem da dupla: desde 1988, fazem parte do Grupo Versão Brasileira, um quarteto porto-alegrense de música instrumental.
Além dos intérpretes e dos autores, o álbum tem as participações de James Liberato (produção musical e baixo), Dudu Penz (percussão), Felipe Braga (sax soprano), Giovani Berti (percussão), Julio Rizzo (trombone), Luiz Mauro Filho (teclados), Marcelo Leal (baixo), Pablo Schinke (cello) e Pedro Tagliani (violão). REVERSO foi gravado nos estúdios Da Capo e Bem-Te-Vi e masterizado pelo engenheiro de som Marcos Abreu.
São temas:
SAMBA CURTO – samba-jazz de Pedro Tagliani e Rubem Penz na voz de Denise Tonon
AFINAL – balada de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Verissimo
REVERSO – samba de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi
BAILARINA – valsa de Antonio Xavier e Rubem Penz pelo Coral da Projeto, com regência de Helena Lopes
DESPEDIDA – balada de jazz de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi
VOZ DE PRISÃO – samba de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Denise Tonon
PERTINHO DE MIM – chacareira de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Cris Bizarro e Xavier
DESURBANO – canção de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Verissimo
AQUI E AGORA – canção de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Spohr
PARAMAR – latino de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi