Antonio Xavier e Rubem Penz lançam REVERSO com talk show dia 14, no Espaço 373

Primeiro disco da parceria se posiciona na categoria “álbum de compositor”, contando com um seleto grupo de músicos gaúchos na interpretação de temas brasileiros com sotaque jazzístico

Via Roberta Amaral | Jornalista
Fotos Marcelo Leal

No dia 14 de agosto (quarta-feira), Antonio Xavier e Rubem Penz lançam o álbum REVERSO em um talk show no Espaço 373, mediado pelo músico Ayres Potthoff. O primeiro trabalho do duo traz dez canções autorais, interpretados por Cris Bizarro, Denise Tonon, Gisele De Santi, Pedro Spohr, Pedro Verissimo e pelo Coral da Escola Projeto, regido por Helena Lopes. Apenas “Samba Curto” foi composta por Pedro Tagliani. As demais têm letra de Penz e melodias de Xavier. Além do Spotify, o CD pode ser adquirido pelo site https://rubempenz.net.

Amigos de longa data, Antonio Xavier (violonista e guitarrista) e Rubem Penz (baterista e percussionista) buscam resgatar a tradição da boa Música Popular Brasileira e as clássicas parcerias, consagradas em todo o mundo, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes ou Chico Buarque; Mílton Nascimento e Ronaldo Bastos Márcio Borges ou Fernando Brant; João Bosco e Aldir Blanc, além de compositores como Edu Lobo, João Donato, Toninho Horta, Joyce e Rosa Passos. A inspiração para REVERSO veio dos álbuns Cais (1989), de Ronaldo Bastos, no qual diversos intérpretes são reunidos em torno de composições do letrista, e Chico Pinheiro (2005) e Flor de Fogo (2010), ambos do guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, considerado um dos artistas mais expressivos da música brasileira contemporânea.

25 anos de pesquisa, estudo e criação

Iniciado em 1999, REVERSO teve as primeiras gravações entre 2005 e 2006, quando Xavier e Penz precisaram, então, se dedicar a questões familiares e profissionais – Xavier é engenheiro químico e Penz é publicitário e escritor.

O trabalho foi retomado somente em 2023, mas sem perder o fio da meada, seja nas escolhas temáticas, seja em composição melódica e rítmica. As grandes janelas de improvisação são explicadas pela origem da dupla: desde 1988, fazem parte do Grupo Versão Brasileira, um quarteto porto-alegrense de música instrumental.

Além dos intérpretes e dos autores, o álbum tem as participações de James Liberato (produção musical e baixo), Dudu Penz (percussão), Felipe Braga (sax soprano), Giovani Berti (percussão), Julio Rizzo (trombone), Luiz Mauro Filho (teclados), Marcelo Leal (baixo), Pablo Schinke (cello) e Pedro Tagliani (violão). REVERSO foi gravado nos estúdios Da Capo e Bem-Te-Vi e masterizado pelo engenheiro de som Marcos Abreu.

São temas:

SAMBA CURTO – samba-jazz de Pedro Tagliani e Rubem Penz na voz de Denise Tonon

AFINAL – balada de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Verissimo

REVERSO – samba de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi

BAILARINA – valsa de Antonio Xavier e Rubem Penz pelo Coral da Projeto, com regência de Helena Lopes

DESPEDIDA – balada de jazz de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi

VOZ DE PRISÃO – samba de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Denise Tonon

PERTINHO DE MIM – chacareira de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Cris Bizarro e Xavier

DESURBANO – canção de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Verissimo

AQUI E AGORA – canção de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Pedro Spohr

PARAMAR – latino de Antonio Xavier e Rubem Penz na voz de Gisele De Santi