João Maldonado retorna aos palcos para uma noite de swing jazz-blues no Espaço 373

Primeiro pianista a gravar um disco de blues no RS, Maldonado apresenta o estilo desenvolvido nos Estados Unidos que dominou nos anos 1930 e 1940

Texto e foto Roberta Amaral

Após um período longe dos palcos para dedicar-se à gravação de três álbuns – instrumental, solo de piano e outro dedicado à música brasileira, com as participações de Roberto Menescal, Paulo Braga, Jaques Morelenbaum, Quarteto do Rio, Mú Carvalho (A Cor do Som) e Antonio Villeroy – João Maldonado volta ao Palco Paulo Moreira do Espaço 373, no dia 3 de agosto (sábado), para reviver uma noite de swing, um estilo com origem no final dos anos 1920, em Nova Iorque, e que, na década seguinte, já havia se convertido em um dos mais populares gêneros musicais do país.

Acompanhado de Miguel Tejera (baixo acústico) e Dani Vargas (bateria), Maldonado apresentará releituras de nomes como Ben Bernie, Maceo Pinkard, Duke Ellington, Ray Noble e Bobby Troup, além de uma versão para trio de “Dream a little dream of me”, de Fabian André, Wilbur Schwandt e Gus Kahn.

“A chamada ‘Swing Era’ levou o jazz ao mundo através de programas de rádio, filmes e discos, influenciando compositores, músicos, arranjadores e toda uma geração musical que se reflete até hoje”, destaca o pianista, que, há alguns anos, escutou do trompetista e compositor Wynton Marsalis o seguinte conselho: “Você quer tocar jazz? Então comece tocando e dominando o blues nos doze tons.

João Maldonado foi o primeiro pianista a gravar, na década de 1990, um disco de blues com Solon Fishbone, e, nos anos 2000, considerado o melhor guitarrista do Chile nesse estilo.

SERVIÇO
3 de agosto | Sábado | 21h
João Maldonado | River's Blues
Ingressos: R$30 a R$90
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/joao-maldonado-river-s-blues/2534160