Juntos pela Leitura no RS: TAG e parceiros arrecadam livros para reconstrução de acervos de bibliotecas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul

Campanha que está arrecadando obras de ficção, clássicos, contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil uniu mercado editorial em roda de solidariedade; editoras, como Companhia das Letras, Autêntica e Alta, e o Clube de Leitura Quindim são alguns que aderiram


Em meio à maior tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, a TAG mobiliza sua comunidade leitora espalhada nas cinco regiões do país, bem como editoras e parceiras fora do Estado, para uma campanha de reconstrução das bibliotecas em municípios atingidos pela enchente. Até agora, estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos pelos alagamentos de maio.


Em parceria com o Instituto Cervantes e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC-RS), a campanha "Juntos pela Leitura no RS" está arrecadando obras de ficção, clássicos e/ou contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil. As editoras parceiras podem doar livros novos; e a comunidade leitora, livros usados em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeira.


“Com a ajuda dos nossos parceiros do mercado editorial de todo o Brasil e da nossa comunidade de leitores, queremos escrever um novo capítulo para os municípios afetados pela enchente. Mais do que nunca, acreditamos que a literatura salva e que o acesso à cultura é um direito que precisa ser preservado”, afirma Lembert.


Quem desejar ajudar pode entrar em contato com a TAG pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/19x48zRMuz-hvM8o8jzPq8WoPujqwwMu2C20ksg7si2U/edit


Neste momento, a campanha se concentra em reunir as doações no Instituto Cervantes, onde funcionários da Sedac farão a triagem e, depois, encaminhar aos espaços públicos que estão sendo catalogados.


Quem mora fora do Rio Grande do Sul, pode remeter os livros para o Instituto Cervantes (Rua João Caetano, 285 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 90470-260) ou entregar diretamente no ponto de coleta na Feira do Livro do Pacaembu, que acontece de 29 de junho a 7 de julho, na Praça Charles Miller, em São Paulo, organizada pela Associação Quatro Cinco Um e a Maré Produções. A TAG estará presente com um estande no local.


Algumas editoras já sinalizaram à TAG que farão doações para a campanha. Entre elas, Alta, Record, Companhia das Letras e Autêntica. O Clube de Leitura Quindim, especializado em literatura infantil, anunciou, recentemente, a doação de mais de 80 títulos somados em 2 mil exemplares para o público infantil de obras selecionadas pelos maiores especialistas na área, como Ana Maria Machado, Loyola Brandão e Daniel Munduruku.


ENCHENTE TAMBÉM ATINGIU A TAG

Localizada no Instituto Caldeira, no Quarto Distrito, a sede da TAG em Porto Alegre também foi atingida pelas enchentes. Ao todo, 23 funcionários trabalhavam no escritório, que ficou alagado por semanas, e teve perdas importantes de equipamentos eletrônicos, mobiliário, que contabilizam cerca de R$ 200 mil reais, além de bens simbólicos, como livros autografados por autores nacionais e internacionais, uma carta de Luis Fernando Verissimo, quadros pintados à mão, edições passadas que não estão mais em estoque, presentes de curadores e associados, entre outros itens.


Em razão da enchente, a sede da TAG, no Instituto Caldeira, passa agora por uma limpeza, cujo término deve ocorrer até agosto. Enquanto isso, o escritório da empresa está operando temporariamente em um espaço cedido pela comunidade do Caldeira, no próprio Instituto.


SOBRE A TAG

Fundada em 2014 em Porto Alegre, a TAG é o maior clube de leitura do Brasil, com aproximadamente 30 mil associados em todo o país. Em 2024, a marca comemora 10 anos com a campanha “Quem lê nunca tá sozinho”, resgatando o poder da leitura como agente transformador da sociedade. Em uma década, foram mais de 3 milhões de exemplares, escritos por 184 autores de 40 países diferentes, entregues para mais de 280 mil leitores de todo o país.



Dona Flor Comunicação

Raphaela Donaduce Flores | jornalista
Fotos Helena Peixoto, Bruno Miguel, Douglas Abreu