Inverno com volta ao mundo do vinho: confira cinco rótulos para experimentar

O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, indica rótulos argentinos, franceses, italianos e portugueses para a estação mais fria do ano, que se aproxima

As baixas temperaturas do inverno, que tem início em 21 de junho, pedem bebidas que aquecem o corpo e a alma, e nada melhor do que ter uma seleção de vinhos na adega que harmonizam bem com a estação, aquecendo o paladar com as escolhas corretas. O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, apresenta cinco rótulos excepcionais que tornarão seu inverno mais aconchegante.

Gustavo começa a lista com o vinho argentino Susana Balbo Crios Malbec, um rótulo que, segundo ele, sempre surpreende com sabores intensos de frutas vermelhas maduras, como ameixas e cerejas, acompanhados por notas de especiarias e um toque de baunilha. Uma opção perfeita para acompanhar carnes grelhadas, ensopados e queijos curados. Ele indica especialmente combiná-lo com um bife ancho ou uma lasanha de carne bem suculenta.

Outro favorito para o inverno é o Callia Syrah, também da Argentina. Com aromas de frutas negras, como amoras e mirtilos, além de notas de chocolate e pimenta preta, oferece uma sensação acolhedora e reconfortante. Gustavo considera este vinho uma ótima escolha para pratos como cordeiro assado, carne de porco com molhos condimentados e queijos intensos. “Um risoto de funghi harmoniza maravilhosamente bem com este Syrah também”, completa o sommelier.

Para quem aprecia vinhos franceses, a recomendação é o Calvet Bordeaux Supérieur Metal. Este blend de Merlot e Cabernet Sauvignon apresenta sabores complexos de frutas negras, notas herbáceas e taninos bem estruturados. Este vinho vai muito bem com pratos clássicos da culinária francesa, como boeuf bourguignon, cassoulet e queijos de massa dura. Gustavo aposta em servi-lo com costela bovina assada com ervas.

Vindo da região da Puglia, na Itália, o Codici Primitivo di Manduria é um vinho intenso e rico em aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e um leve toque de alcaçuz. Para Gustavo, este vinho é perfeito para carnes grelhadas, massas com molhos robustos e queijos envelhecidos. Sua combinação favorita é com um ragu de javali ou uma pizza de calabresa picante.

Ele fecha as indicações de vinhos para o inverno com Bons Ventos Superior, de Portugal. Com aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias e taninos macios, este é um vinho versátil que se adapta a diversas harmonizações. Gustavo sugere acompanhá-lo com pratos como bacalhau assado, carnes de caça e queijos variados. Para uma experiência clássica, ele recomenda um cozido à portuguesa.

Onde comprar:

Susana Balbo Crios Malbec
https://www.ciadovinho.com.br/vinho-tinto-susana-balbo-crios-malbec
Callia Syrah
https://www.ebentas.com.br/vinhos/vinho-tinto-callia-syrah-750ml-
Calvet Bourdeaux Superior Metal

https://www.emporioaugusta.com.br/loja/calvetmetal
Codici Primitivo di Manduria
https://www.vinhobr.com.br/0---Codici-Masserie-Primitivo-di-Manduria-DOC-2015-750ml~4619~158~33~--Uvas~Primitivo
Bons Ventos Superior
https://www.vidavino.com.br/vinho-quinta-dos-bons-ventos-superior-750-ml


Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.