O projeto Design Solidário pelo RS reúne parceiros e profissionais de diferentes lugares do País, para dar suporte financeiro aos designers gaúchos e suas iniciativas
Que o Rio Grande do Sul foi severamente atingido por enchentes e outros problemas diretamente ligado às chuvas torrenciais, não é mais novidade para ninguém (ou não deveria ser). Que a população está precisando de cuidado e da ajuda para as questões emergenciais e para a reconstrução do Estado, também não.
Pensando em entender melhor como os designers independentes foram atingidos nesta tragédia que assola o RS e como ajudar nas necessidades urgentes e na retomada desses profissionais que, em sua maioria, são pequenos empreendedores, produzem em pequena escala com produção limitada, que a Open Design Independente, fundada por Camila Farina, curadora, pesquisadora e impulsionadora de designers do extremo Sul Global, reuniu nomes do design de todo Brasil em um projeto beneficente com três frentes.
“Existem muitas pessoas que precisam ser ajudadas neste momento que estamos passando no Rio Grande do Sul, mas precisamos focar na nossa comunidade de designers independentes que tiveram não só as suas casas, mas também seus ateliês atingidos. Muitos perderam tudo. Então estamos usando o próprio design para ajudar nesse momento pensando no emergencial, no médio e longo prazo”, destaca Camila.
Com foco nas urgências, o projeto Design Solidário pelo RS está recebendo doações espontâneas pelo PIX: designsolidario@opendesignindependente.com.br. Esses recursos irão fomentar iniciativas que designers gaúchos da Comunidade OPEN que estão produzindo o que é necessário no momento nos abrigos, na “volta para a casa” e colocando seus projetos e sua mão de obra à disposição dos gaúchos, como Marcenaria Solidária de Samuel Biron Rodrigues, que inicialmente está produzindo mais de 2 mil rodos em madeira a serem doados para limpeza do lodo causado pela enchente e pretende produzir mobiliário para as casas atingidas; o projeto da designer Rosele Caon, que reaproveita lingeries antigas, higienizando e reutilizando seu tecido para criar novas peças a serem doadas, e ainda a iniciativa liderada pelas irmãs e designers da Emegê, que já costuraram e entregaram mais de 500 casacos e cobertores em abrigos, entre outros.
Já pensando na retomada dos negócios dos designers que foram atingidos pelas enchentes e na sustentabilidade a médio prazo, foram criadas uma série de rifas com produtos doados por mais de 40 designers de todo Brasil para a criação de um fundo solidário. Entre os designers que já doaram para o projeto estão Luan Del Savio (SC), Ida Feldman (SP), Rosalva Alves (PE), La poltrona Studio (SC), Bruno De Lazzari (RS), Carla Sofi (SP), Rô Boff (RS), Jaque Basso (RS), Saboaria Brasil (SP), Malga Joalheria Textil (ES), Curiosa (SP), Marcus Camargo (GO), entre outros.
“As rifas têm valores variados de acordo com os objetos que estão sendo ofertados e enquanto existirem produtos doados, estaremos realizando rifas. A nossa meta de arrecadação para o fundo solidário com essas duas iniciativas é, inicialmente, de R$ 150 mil”, ressalta Camila. Para participar dos sorteios, basta acessar a bio do Instagram.
Já a terceira ponta desse projeto tem a sustentabilidade do negócio desses designers independentes como objetivo: uma loja virtual com produtos criados por designers de todo País revertendo parte dos recursos para campanha Design Solidário pelo RS e também produtos dos designers atingidos para que possam voltar a vender. Esta iniciativa ainda está em planejamento para implementação, mas uma primeira versão deve ser colocada no ar já em junho. A Open Design também está prevendo para o próximo mês a retomada das feiras, apostando em um modelo itinerante por outros Estados para retomada das vendas e para dar sequência às ações solidárias.
“A gente acredita que o design transforma o mundo. Então precisamos apoiar os nossos designers para que eles continuem ajudando suas comunidades e assim podermos retomar a vida e reconstruir o nosso Estado. Esses profissionais muitas vezes trabalham sozinhos, fazem os seus produtos de ponta a ponta, da concepção à venda, em pequena escala. Agora mais do que nunca, a solidariedade também precisa ser criativa”, finaliza Camila.
Se você é designer independente e foi atingido pelas enchentes, se você tem um projeto que está em andamento para a ajudar sua comunidade, se você quer doar algum produto para as rifas do Design Solidário pelo RS, basta acessar esse link para ter acesso a todas as informações.
A equipe executiva diretamente envolvida no projeto tem como voluntários: além de Camila Farina, Luisa Santos, Adriana Schüler, Roger Silva, Carol Lopes, Cláudia Casaccia, Carol Loch, Pedro Farina, Carla Girardi, Roberta Hentshke, Fausto Fontoura, cada um dando suporte a sua área de especialidade. Além dos designers, outros parceiros se uniram à comunidade da Open Design para amplificar a campanha estão Feira na Rosenbaum, DW! São Paulo, Salão de Gramado, Gengibre.cc, SOMOS LARES, ODABÁ e APDesignRS.
Fonte Cris De Luca
PR Strategist
@gengibre.cc
Foto de Camila Farina, que abre o carrossel - crédito Larissa Ely
Demais fotos Divulgação