Evento será realizado de 27 de junho a 27 de julho do próximo ano, em Carlos Barbosa. Decisão foi tomada pela diretoria voluntária, pela prefeitura e pela ACI, em virtude do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul
A prefeitura de Carlos Barbosa, a diretoria voluntária do FestiQueijo e a Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) da cidade anunciaram, na tarde desta terça-feira (14), a transferência da 33ª edição do maior festival gastronômico da Serra Gaúcha. O evento seria realizado neste ano, entre os dias 28 de junho e 28 de julho, entretanto a venda de ingressos ainda não havia sido iniciada. A decisão foi tomada em decorrência do desastre natural do Rio Grande do Sul, que já afetou 447 cidades e mais de 2 milhões de pessoas.
O 33º FestiQueijo foi reagendado para 27 de junho a 27 de julho de 2025, no Centro Cultural Mãe de Deus, em Carlos Barbosa. Na última edição, promovida em 2023, o festival gastronômico reuniu mais de 30 mil pessoas em cinco finais de semana.
“Não faria sentido promover o FestiQueijo, um evento tão festivo, em um período de tamanha tristeza para o nosso Estado. Neste momento, as atenções do poder público, da iniciativa privada e de todos os civis estão centradas em ajudar as vítimas das fortes chuvas e fazer com que o Rio Grande do Sul se recupere o mais breve possível”, enfatiza o presidente do 33º FestiQueijo, Francisco Guazzelli.
Nas últimas edições realizadas, cerca de 70% do público do FestiQueijo era de moradores de outros municípios do Estado, com destaque para cidades das regiões metropolitana de Porto Alegre e do Norte gaúcho.
"Não há como realizar uma festa alegre como é o FestiQueijo em um momento de luto em todo Estado. Essas chuvas devastaram o nosso RS. Teríamos muitos problemas na divulgação do evento, na logística para o público poder chegar e, inclusive, com muitos fornecedores, que são necessários para fazer o evento acontecer. É uma tristeza enorme ter que tomar essa decisão”, analisa o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch.
“Carlos Barbosa, através da transferência do FestiQueijo, se solidariza e concentra esforços para reerguer nosso povo gaúcho", complementa a presidente da ACI, Marisa Kaspary Zanatta.
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)
Camila Ruzzarin: