Donaldo Schüler fala sobre as raízes culturais do amor, em curso no Instituto Ling

Em três encontros durante o mês de abril, o professor, escritor e tradutor analisará obras como Epopeia de Gilgamesh; O Banquete, de Platão; e a ópera Tristão e Isolda para refletir sobre o conceito de amor e as suas nuances através do tempo

Donaldo Schüler - Crédito Gustavo Diehl_UFRGS -1
Crédito da foto: Gustavo Diehl/UFRGS


O filósofo, escritor e tradutor Donaldo Schüler estará no Instituto Ling durante o mês de abril ministrando o curso O amor e suas raízes culturais. Em três encontros nas quintas-feiras, dias 11, 18 e 25, o professor analisará obras clássicas da nossa cultura para refletir sobre o conceito de amor e as suas nuances através do tempo, indo da antiguidade até a modernidade.

As aulas partem do poema épico mesopotâmico Epopeia Gilgamesh, o primeiro registro literário do mundo, anterior à Bíblia, que revela episódios amorosos de mais de quatro mil anos atrás. Depois, passam por O Banquete, texto filosófico de Platão, para falar sobre a busca da verdade e do belo, assim como a origem dos sexos; até chegar às representações de amor cortês e de paixão difundidas, a partir de 1865, pela ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

As inscrições custam R$ 360 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Para participar, não é necessário conhecimento prévio. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.

Sobre o ministrante:
Donaldo Schüler é Doutor em Letras e Livre-Docente pela UFRGS, onde foi professor titular em língua e literatura gregas. Realizou pós-doutorado na USP, concluído com a publicação do trabalho Eros: dialética e retórica. É tradutor premiado de James Joyce no Brasil, eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor tradução de 2003, e laureado com o Prêmio Jabuti, em 2004. Entre as suas publicações, destaque para a tradução da Odisseia para o português, diretamente do grego.

SERVIÇO
Curso O amor e suas raízes culturais: da filosofia à ópera Tristão e Isolda
Com o filósofo, professor, escritor e tradutor Donaldo Schüler
Dias 11, 18 e 24 de abril
Quintas-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programa do curso
11.4 – Aula 1: O amor na antiguidade babilônica: Epopeia de Gilgamesh. O nascimento e a atuação de Afrodite na Grécia Antiga.
18.4 – Aula 2: Eros e Afrodite no Banquete de Platão. A busca da verdade e do belo. A origem dos sexos.
25.4 – Aula 3: O amor cortês e o amor-paixão. Amor e modernidade na ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

Inscrições
R$ 360 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Mais sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Jéssica Barcellos – Jornalista