Biografia de Nanini, IA e bastidores... Tudo sobre o Interlocuções no Festival de Curitiba

Programação especial debates, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos, oficinas, exibição de filmes e lançamentos de livros
*

Por Sandro Moser

Nem só de espetáculos teatrais vive o Festival de Curitiba; alguns dos eventos mais interessantes das duas semanas do evento estão na programação do Interlocuções, uma mostra criada para ampliar a experiência do público e dos criadores e refletir sobre a produção cultural. As atrações gratuitas do Interlocuções incluem debates, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos, oficinas, exibição de filmes e lançamentos de livros.

Uma das curadoras do Festival de Curitiba, Giovana Soar, destaca o lançamento do livro “O Avesso do Bordado”, a biografia do ator Marco Nanini, escrita pela jornalista Mariana Filgueiras, como um dos momentos que refletem a essência do Interlocuções. “É muito importante para nós ter essa proximidade com um ator tão fundamental para o país. O fato de podermos tê-lo por perto, na proximidade de uma sala e poder trocar com ele, fazer perguntas, não tem preço”, disse.

Além do lançamento da biografia de Nanini, há o lançamento do livro da fotógrafa Lenise Pinheiro sobre os 30 anos do Festival de Curitiba e duas master classes com autores como Renata Carvalho e Caetano Galindo, ambos com espetáculos na Mostra Lúcia Camargo. “A Renata Carvalho é uma transpóloga, que foi um título que ela se deu, uma pessoa que pensa o corpo trans na sociedade”, explica Giovana.

“E o Caetano Galindo vai falar sobre a evolução dele na dramaturgia. Ele é um pensador da língua brasileira, já traduziu muita coisa do teatro e agora nos presenteia com Ana Lívia, uma dramaturgia altamente elaborada dentro de elementos contemporâneos muito perceptíveis. Na conversa a gente vai poder ver de onde vem a sua escrita”, disse.

Entre as oficinas de gestão e planejamento com grupos teatrais, chama a atenção a escrita criativa de Projetos e a Inteligência Artificial de João Paulo Mehl, do Comitê de Cultura do Paraná, que vai mostrar na prática a união da arte da escrita de projetos culturais e a inovação da inteligência artificial.

Outra ação que vai despertar interesse do público são as Visitas Mediadas pelos Bastidores do Festival, com Mariana Venâncio e Victor Carlim, que convidam os espectadores a percorrer um circuito que passa por um dos auditórios da Mostra Lúcia Camargo, um palco de rua e termina no QG da produção do Festival para aproximá-los da linguagem teatral.

“Gostaria de ver toda a cidade participando. Se pudéssemos faríamos em Praça Pública pois sei que a curiosidade das pessoas em relação a todos esses artistas e assuntos é muito grande. Mas se não for possível, gostaria muito de ter os profissionais da cidade envolvidos.”

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener - Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel - Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.