Refúgio natural dos porto-alegrenses, Praça Shiga é entregue após revitalização

Cyrela Goldsztein investiu mais de R$ 1 milhão na execução do projeto.

Doada pelo governo japonês ao município na década de 1980, a Praça Shiga é um dos jardins mais charmosos da Capital. Na sexta-feira (15), o local, que fica na esquina das avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano, foi entregue à população totalmente revitalizado, fruto de uma parceria entre a Cyrela Goldsztein e a prefeitura municipal de Porto Alegre. As obras foram realizadas a partir de aporte da empresa no valor de mais de R$ 1 milhão, em contrapartida ao 24/SE7E, empreendimento da construtora no bairro Bela Vista.


A solenidade de entrega aconteceu a partir das 15h com a presença de autoridades. Além do Cônsul do Japão em Exercício, Takahashi Masahiro, e do diretor de Incorporação da Cyrela Goldsztein, Luiz Paludo, participaram o prefeito Sebastião Melo, o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade Germano Bremm, o diretor de Áreas Verdes Alex Souza, a coordenadora da Divisão de Relações Consulares e Diplomáticas do Rio Grande do Sul, Astrid Schünemann e o presidente da Associação dos Moradores da Bela Vista, Mont Serrat e Boa Vista (AMOBELA), Luiz Felipe Irigaray.


Para Paludo, a melhoria de espaços públicos como este é uma forma de a empresa contribuir ativamente para a cidade. “A Praça Shiga é uma área de lazer para a população há décadas. Para nós, é gratificante poder entregar agora o local revitalizado, valorizando ainda mais a região”, afirma.


Iniciada no final do ano passado, quando a praça completou 40 anos de existência, a reforma contemplou a manutenção do portão de entrada e do passeio externo, um novo Torii (pórtico tradicional japonês), a revitalização do quiosque, luminárias externas e da estátua de Buda. Foi feito ainda o novo cercamento da praça e a instalação de cercas de bambu nos caminhos internos, além de reforma da zeladoria e sanitários.


Os cuidados envolveram também a parte de paisagismo, com revitalização do lago e plantio de novas árvores, arbustos e vegetação de forração. As melhorias, baseadas em projeto assinado pelo estúdio Takeda Design, foram feitas respeitando o estilo original do espaço, inspirado nos tradicionais jardins japoneses.




Fonte: Júlia Bertê
FTcom