Nascer duas vezes: a exposição que destaca a multiplicidade do renascer em si

Mostra, assinada por João Arthur Lehr Moroni, é inaugurada neste 8 de março, na Custódio Galeria, em Porto Alegre.

O mês de março inicia com uma nova exposição na Custódio Galeria (Rua Riachuelo, 1100), em Porto Alegre. Desta vez, o espaço recebe uma exposição individual, assinada pelo artista visual, João Arthur Lehr Moroni. A inauguração acontece na sexta-feira, 8 de março, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Natural de Curitibanos, no planalto catarinense, Moroni é estudante de artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, pela primeira vez, realiza uma mostra individual em Porto Alegre. Ele se utiliza das próprias experiências como objeto da pesquisa que desenvolve enquanto artista, fazendo uso de técnicas variadas, como tintas a óleo, acrílica e spray, fotografias, palavras e tudo mais que puder expressar, ou significar.

“Desde que eu me conheço por pessoa, eu tenho contato com a arte, visto que minha mãe é artista, é algo que eu vivo desde pequeno. E o ato de nascer – e também renascer – é uma temática que eu demorei muito tempo para entender dentro de mim, mas que a exposição fala e que acaba indo muito além, pela subjetividade que entrega”, afirma o artista. Na exposição, o visitante é convidado a se apropriar de uma prosa, texto desenvolvido por Moroni e que será distribuído ao público. A peça é o alicerce da composição, que permeia momentos da vida e insights do autor, a partir de reflexões sobre sua própria existência e visão de mundo.

Anderson Coelho, curador e fundador do espaço, foi impactado pelo trabalho de João Arthur Lehr Moroni antes mesmo de abrir a galeria. “Conheci o trabalho dele através das redes sociais, ainda na pandemia, e depois descobrimos amigos em comum. Quando a Custódio surgiu, principalmente, com essa proposta de oportunizar espaço para novos artistas, entendi que seria o momento de construirmos algo juntos”, afirma.

“Nascer Duas Vezes” tem curadoria de João Arthur Lehr Moroni e texto crítico assinado pela professora, doutora em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anelise Valls. Ela é reconhecida pelo trabalho de mentoria realizado com artistas emergentes brasileiros, que residem dentro e fora do Brasil. Após a inauguração, a mostra poderá ser conferida de terça a sexta-feira, entre 10h e 18h, e aos sábados, entre 13h e 17h, com entrada gratuita.

SERVIÇO:

O QUÊ: exposição Nascer Duas Vezes, de João Arthur Moroni

ONDE: Custódio Galeria, Rua Riachuelo - 1100, Centro Histórico – Porto Alegre

QUANDO: 8 de março, a partir das 19h

Entrada franca.

Fonte Vivian Leal - Nouvelle Comunica