'Desenho' é um convite a explorar a intersecção única entre a natureza, a arte e o tempo, capturada nas linhas e sombras de suas criações
Lápis de cor s/papel, 60x80cm, 2023, obra de Amélia Brandelli, que integra a exposição. Crédito: Luiza Schlegel
Partindo da essência das formas orgânicas das plantas, a artista plástica Amélia Brandelli conduz o público a uma jornada que transcende os limites da representação botânica na exposição "Desenho", na qual explora a complexidade formal do reino vegetal. A mostra foi inaugurada dia 12 de dezembro, no espaço localizado na Avenida Nova York, 130, em Porto Alegre. A mostra pode ser visitada até o dia 07 de janeiro 2024 (confira horários no “Serviço”). A entrada é franca.
No cenário de seu ateliê, onde se entrelaçam reproduções de Ophelia, de John Evertt Millais, e elementos cotidianos como listas de supermercado, Amélia Brandelli cria uma "união instável", entre a realidade e a reflexão artística. Sua abordagem detalhista revela uma natureza reconstituída, desafiando o espectador a explorar a cadência do tempo vivenciado e praticado pelo traço gráfico.
A exposição também destaca a exploração da tela e a divisão em módulos como uma provocação visual. Os materiais, como o lápis grafite e o lápis-de-cor, desempenham papéis distintos, revelando a relação direta com o grafite em pó e a sutil dramaticidade das cores.
- Os desenhos de Amélia Brandelli são um convite a adentrar a trama emaranhada da matéria e avançar os obstáculos das margens em uma unidade desigual. O lápis grafite, material amplamente presente na trajetória da artista, revela a crueza de uma relação direta, persistente e insistente, define o artista visual Marcos Fioravante, doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV-UFRGS), que assina o texto de apresentação da mostra.
Ele observa que, em investigações recentes, o grafite em pó aparece solúvel em aguadas de aquarela explorando manchas, camada a camada. Sombras em meio aquoso e mineral. - Ao contrário dos trabalhos a lápis, a agilidade e fluidez dos líquidos é intercalada por tempos de secagem e decantação imprecisos. Já os desenhos a lápis-de-cor trazem uma pesquisa cromática de nuances e contrastes que recortam e se fundem ao plano do papel. A cor, com destaque para o vermelho sedutor e improvável, satura o apelo das folhas retorcidas com certa dramaticidade e leveza, interpreta o artista.
A dracena, uma presença constante em seu cotidiano, torna-se um motivo recorrente que ecoa décadas de prática artística, reafirmando o desenho como um agente de resgate do fazer. Ao desenhar plantas, Amélia transcende a estética superficial do florescer, mergulhando nos desencontros e detalhes das falhas, testemunhando a vida e o tempo.
Com formação em Artes Visuais e experiência como professora de desenho, em seu ateliê e nas salas de aula do curso de design da ESPM, Amélia Brandelli compartilha sua paixão pela prática artística como uma forma de sensibilizar a percepção e o pensamento. "Desenho” é um convite a explorar a interseção única entre a natureza, a arte e o tempo, capturada nas linhas e sombras de suas criações.
“Desenho” permanecerá aberta até 07 de janeiro de 2024. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados das 9h às 17h.
Ocre Galeria na Maiojama
A parceria com a Maiojama marca um momento importante na vida da Ocre Galeria de Arte, que se consolida ao ampliar as possibilidades de difusão da obra artística. A Ocre Galeria é localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, próxima à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Margs e à Usina do Gasômetro. É administrada por Felix Bressan, Nelson Wilbert e Mara Prates. A Ocre foi inaugurada em maio de 2022 e realizou, até o momento, 18 exposições, entre individuais e coletivas de artistas com forte produção contemporânea. A galeria tem buscado preservar a história, difundir a cultura e apoiar a produção de arte, disponibilizando um amplo acervo de artistas representados.
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/ocregaleria/
SERVIÇO:
O Quê: "Desenho", exposição de Amélia Brandelli
Onde: Ocre Galeria | Maiojama - Avenida Nova York, 130, Porto Alegre-RS
Quando: Visitação de 13 de dezembro de 2023, de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados das 9h às 17h, até 07 de janeiro de 2024.
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: Livre
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)