A IMPORTÂNCIA DO MARCO DE UMA DÉCADA
“Todo bom crescimento é lento...”, dizia para mim, quando me via muito atribulada com meus afazeres, o único chefe que tive na vida. Naquele momento, dentro das angústias de uma estagiária, essa frase me parecia desesperadamente lenta e irritante, impossível de ser aceita com tranquilidade. Eu queria correr, aprender, executar tudo ao mesmo tempo e o mais rápido possível. Lá se vão não uma, mas duas décadas desde esse momento, e agora suas palavras me parecem certeiras, tudo me faz sentido.
Sim, todo bom crescimento é lento porque precisamos de tempo para entender as coisas, suas importâncias, suas banalidades, o que fica e o que vai e onde acertamos, onde erra-mos. Então, já que a Onne&Only está completando uma década, resolvi falar da importância da passagem desse tempo, afinal, quando dez anos chegam ao fim, é natural olharmos para trás e refletirmos sobre as mudanças que ocorreram. Tipo… um ano novo reforçado dez vezes.
Acredito que uma década é mais do que um simples período de tempo, é uma janela de oportunidades, experiências e desafios. Podemos olhar para o que passou e apreciar a jornada percorrida, refletindo sobre as conquistas, os aprendizados e as mudanças pessoais que ocorreram ao longo desse momento. Então, é dentro dessa autoavaliação que nos confrontamos com nossos sucessos e fracassos, nossos sonhos e aspirações, e podemos redefinir nossas novas metas e direcionamentos para os próximos anos. “O tempo é Deus!”, afirmava Erico Verissimo. Mas não é só para as pessoas que esse marco representa uma oportunidade de reavaliar o crescimento, os desafios superados e alcançados. Da mesma forma, as empresas que completam uma década também têm muito a ganhar ao analisar seu progresso ao longo desse período, identificando os sucessos e aprendendo com os erros.
Além das transformações individuais e empresariais, uma década pode ter um impacto significativo na sociedade como um todo. Ao longo desses últimos dez anos, as mudanças tecnológicas e as tendências culturais moldaram nosso ambiente, a forma como consumimos informação e, até mesmo, a maneira como enxergamos o mundo. Muita coisa mudou. Os avanços científicos, a luta por direitos humanos e a conscientização sobre questões ambientais são apenas algumas das causas que ganharam força e conquistaram um lugar de destaque na agenda pública, nesse período. Isso tudo sem falar na pandemia e também no que acabou de ingressar em nossas vidas: a Inteligência Artificial. No entanto, só iremos poder avaliar o impacto, na próxima década.