O desafio do escritório Tania Bertolucci de Souza | Arquitetos Associados foi atualizar e integrar todos os ambientes do pavimento térreo desta casa construída em 1951. Foram diversos os problemas encontrados: uma cozinha com pouquíssima ventilação e iluminação natural inexistente e uma escada que cortava o estar, definindo um ambiente de pouco uso.
A confiança nas arquitetas Tania Bertolucci e Carolina Nuernberg (que contam neste projeto com a colaboração da arquiteta Caroline Cancaro) foi elemento fundamental para a total alteração do layout deste pavimento. Sugerir uma mudança desta magnitude exige conceituação clara do problema e segurança na solução proposta.
A criação de um ambiente integrado, permeado de luz natural (tanto da zenital na cozinha quanto das janelas criadas) com ventilação garantida, definiu uma atmosfera suave sem ser monótona, poucos elementos e muita praticidade na manutenção. A pedido da cliente, o ambiente deveria ser leve, com cores claras e atemporal. Sem luxos excessivos, deveria ser um espaço contemporâneo e aconchegante, que demonstrasse seu carinho com a família, preparando a casa para receber os netos e permitindo uma relação familiar de proximidade e respeito.
Com a criação de forros rebaixados, foi possível pensar um projeto luminotécnico que permite o uso setorizado da luz artificial, criando climas diversos com intensidade variável para cada função. Os vários circuitos e a escolha de lâmpadas de filamento halógeno e sistemas de led, adquiridos na Frazzon Iluminação de Porto Alegre, permitem uma variedade de cenários. Destaque para o pendente da sala de jantar que complementou o sistema luminotécnico, também adquirido na Frazzon Iluminação.
Fotos ambientes: Carlos Edler
Foto arquitetas: Eduardo Liotti