728 x 90

Antonio Giacomin apresenta exposição e lança livro com suas memórias de infância

  • Cultura
  • 01/04/2019 - 18:47
  • 249 Views

Aquarelas que ilustram a obra ‘Ilustrações da vida: Cores da Infância’ ficarão expostas de 5 a 27 de abril na Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul

No início de abril, Antonio Giacomin lança um livro de memórias que resgata, de forma lúdica, as lembranças remotas do seu tempo de infância. A obra “Ilustrações da Vida: Cores da Infância” mescla pequenas narrativas do “menino Antonio” com ilustrações em aquarela, feitas pelo artista, que retratam as lembranças, descobertas e experiências marcantes de sua época de criança. Quatro acrílicos sobre tela e as 130 aquarelas que ilustram a publicação darão vida à exposição de mesmo nome, formando um conjunto de memórias guardadas por ele e, agora, compartilhadas com o público.

Na exposição “Ilustrações da Vida: Cores da Infância”, os visitantes irão encontrar imagens originais do livro, além de objetos de grande valor afetivo para Giacomin, como brinquedos guardados da infância e reproduções feitas pelo próprio artista. “A ideia do projeto surgiu do desejo de criar um contato significativo com as crianças e contar a minha história através do fazer artístico. As brincadeiras, os lugares, as pessoas, as lendas e as histórias ouvidas e vividas por mim deram luz ao livro e à exposiçao, perpetuando minhas memórias de menino em ilustrações em aquarela que agora serão expostas ao público”, diz o artista caxiense.

Com lançamento para convidados previsto para a noite de 4 de abril, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, a obra teve curadoria da doutora em artes visuais, Silvana Boone, que é também professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É ela quem assina o prefácio do livro, que traz em suas páginas os relatos em texto e ilustração de uma infância feliz e criativa, sob a perspectiva inocente de uma criança. “Antonio Giacomin brinca com a aquarela como o menino brincava com o carrinho de madeira: solto, livre e sonhador. Cria cenários de cores infinitas que se mesclam com água, trazendo aos olhos imagens que se criam e se dissipam na mente, algo tão real como as nossas vivências diárias, mas também surpreendente, como a fantasia e o sonho”, diz Silvana sobre o livro.

A mostra “Ilustrações da Vida: Cores da Infância” poderá ser visitada de 5 a 27 de abril na Galeria Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333, Centro), em Caxias do Sul. O horário de visitação será de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, das 10h às 16h.

Sobre o artista

Antonio Giacomin é artista plástico nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de mais de três décadas no universo da pintura. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.

Além da produção artística que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior. Atualmente, mantém um estúdio em Caxias do Sul.

Em 2007, lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Em 2015, também em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou o livro “Insetolândia – Uma Viagem Ao Redor do Quintal”.

Programe-se

O quê: Exposição e livro Ilustrações da Vida: Cores da Infância, de Antonio Giacomin
Quando: de 5 a 27 de abril
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333), na Casa da Cultura de Caxias do Sul
Quanto: livro à venda no local por R$ 50

Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Janete Kriger