728 x 90

Gramado in Concert divulga os três primeiros colocados no II Concurso Jovens Solistas

  • Cultura
  • 07/02/2019 - 19:00
  • 380 Views

A Sociedade Recreio Gramadense foi palco nesta terça-feira (5) da grande final do II Concurso Jovens Solistas. Após avaliação realizada pelos professores do festival, foram aprovados 15 jovens solistas na semifinal, realizada domingo (2). Na sequência, sete músicos foram aprovados para a final e a comissão de avaliação escolheu os três primeiros colocados. Em ambas as etapas, os candidatos tiveram dez minutos para se apresentar. Os escolhidos foram: Henrique Weege (Trompete) em primeiro lugar e também escolhido pelo voto do público. O segundo colocado foi Victor Hugo da Silva Rego (Clarinete) seguido por Bruno Felipe Duarte (Violão), em terceiro.

Para Henrique, 22 anos, catarinense de Jaraguá do Sul, criado em Corupá e residindo em São Paulo: “as competições para jovens têm uma função muito importante para o mercado musical, pois dão a oportunidade de que novas pessoas mostrem seu potencial. O Gramado in Concert foi a oportinidade de me expor e ser ouvido por pessoas incríveis, como por exemplo, o maestro Linus Lerner, que me convidou após o concurso, para solar com sua orquestra na cidade de Natal (RN).” Na grande final, ele aproveitou os seus dez minutos para tocar o “Concerto para Trompete e Orquestra” de Alexander Arutunian.
O V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou dia 1º de fevereiro e vai até o dia 9, oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais. O evento reúne cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais.
O evento prossegue ao longo da semana com diversas atrações. Destaque para a Orquestra Sinfônica B do Festival e a Banda Sinfônica do Festival, quinta e sexta-feira, às 20h, no Expogramado. O encerramento do evento acontece no sábado (9), às 23h, com a Big Band do Festival, na Sociedade Recreio Gramadense.

Realizado pela Secretaria de Cultura de Gramado, o V Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, conta com coordenação de Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do evento nas quatro primeiras edições. A direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner, a coordenação artística é do Maestro Leandro Libardi Serafim e a Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.
Vale lembrar que todas as atrações são gratuitas e a programação completa está disponível no site www.gramadoinconcert.com.br

Divulgação: Insider 2
Fotos: Rafael Cavalli