728 x 90

Texto de Bergman inspira espetáculo internacional do 25º Porto Alegre Em Cena

  • Cultura
  • 10/09/2018 - 12:12
  • 70 Views

Peça “A Bergman Affair” terá sessões legendadas no Teatro Renascença em 12 e 13 de setembro.

O romance Private Conversations (1996), do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), é o ponto de partida do espetáculo A Bergman Affair, uma das principais atrações internacionais do 25º Porto Alegre Em Cena. A peça, que combina diferentes linguagens, será apresentada no Teatro Renascença, nos dias 12 e 13 de setembro.

Montagem de estreia da companhia The Wild Donkeys, A Bergman Affair é um projeto concebido pelo ator e diretor francês Serge Nicolaï e pela atriz italiana Olivia Corsini – ambos integrantes do renomado grupo francês Théâtre du Soleil – ao longo dos últimos dois anos, em várias residências artísticas na França e na Itália. A peça mescla recursos do teatro, da dança e do vídeo, e o trabalho físico dos atores é inspirado no teatro de fantoches japonês, no qual o próprio corpo do ator é o boneco. O enredo aborda, de forma original e profunda, por vezes até mesmo psicanalítica, os jogos amorosos adultos e as dificuldades de comunicação entre os seres humanos. Serge Nicolaï também vai ministrar um workshop gratuito durante o Em Cena (mais detalhes abaixo).

25º Porto Alegre em Cena é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. O patrocínio master é da Braskem e o patrocínio é de Panvel Farmácias, BarraShoppingSul, Multiplan e Itaú. Os agentes culturais são a Primeira Fila Produções e a Leão Produções. Apoio institucional do Grupo RBS, TVE e FM Cultura. Apoio cultural do Programa Pontes (uma parceria da Oi Futuro com o British Council), Vitlog, Sesc - Sistema Fecomércio, Theatro São Pedro e Associação de Amigos do Theatro São Pedro. O festival conta com financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.



A Bergman affair (França/Itália)

Dias 12 e 13 de setembro, às 21h, no Teatro Renascença

Recomendação etária: 12 anos

Duração: 90min

Ingressos: plateia – R$ 80 / R$ 40 (meia). Venda no site uhuu.com/poa-em-cena, na bilheteria oficial (BarraShoppingSul), a partir de 1º de setembro, e no Centro Municipal de Cultura, em dias de espetáculo



Workshop gratuito: L’ator, o atleta de sentimento

Com Serge Nicolaï e Olivia Corsini

Dias 11 e 13 de setembro, das 9h às 12h, na Sala de Música do Multipalco (TSP)

Inscrições até 20 de agosto, pelo email inscricaoemcena@gmail.com

Informações: (51) 3289-8172 e www.portoalegreemcena.com/formativas



Ficha técnica:

Um projeto de Olivia Corsini e Serge Nicolaï (companhia The Wild Donkeys)

Direção: Serge Nicolaï

Colaboração artística: Gaia Saitta

Elenco: Olivia Corsini, Stephen Szekely, Gérard Hardy, Andrea Romano e Serge Nicolaï

Adaptação: Serge Nicolaï, Clément Camar-Mercier e Sandrine Raynal Paillet

Cenografia: Serge Nicolaï

Criação de luz: Elsa Revol

Criação de som: Emanuele Pontecorvo

Criação de vídeo: Igor Renzetti

Direção técnica: Guiliana Rienzi

Administração: Éric Favre

Comunicação: Valentina Bertolino

Produção: The Wild Donkeys , com a colaboração de Porto Alegre Em Cena, Les Subsistances (França), La Corte Ospitale (Itália), Il Funaro Centro Culturale (Itália) e L’Aria (Córsega), como parte de "Ingmar Bergman – 100 anos – Ingmar Bergman Foundation”

Divulgação: Agência Cigana
Fotos: Guido Mencari