728 x 90

Roth abre Itinerário de um desejo na Galeria Duque

  • Cultura
  • 19/10/2017 - 19:17
  • 498 Views

Artista faz uma leitura plástica do poema épico Os Lusíadas (1572), de Camões



O reconhecido artista plástico gaúcho João Luiz Roth inaugura neste sábado (21/10), às 14h30, na Galeria Duque, a exposição Itinerário de um desejo, com curadoria de Daisy Viola. Na mostra, Roth faz uma leitura pictórica do poema épico Os Lusíadas (1572), de Camões. Paralelamente, em outro espaço da Duque, será aberta a exposição O visitante, da artista convidada Marta Dischinger, com curadora de Ester Meyer.

Formado e professor na Universidade Federal de Santa Maria, com pós-graduação em Belas Artes na Espanha e exposições no Estado, país e exterior, Roth toma por referência o conceito das iluminuras medievais e cria uma poética visual própria d'Os Lusíadas, em textos de técnica mista (bico de pena e aquarela) que semiotizam o desejo de Camões e do povo lusitano por feitos de bravura. Ele emprega signos religiosos, mitológicos, náuticos, antigos e contemporâneos, para traçar o itinerário de desejos e atualizar essa narrativa em uma linguagem plástica contemporânea.

Dentre os trabalhos da artista convidada Marta Dischinger, as serigrafias foram feitas a partir de recortes em lâminas de radiografia montadas para criar imagens, com exceção de "O visitante", originária de uma aquarela. As jóias e móbiles de acrílico têm origem na antiga paixão por contas de vidro, no colecionar, montar e desmontar colares e no trabalho com o material acrílico. Esse é utilizado pela artista com seu colega Ivan de Sá para fazer as figuras que se movem em luminárias criadas para aliviar estresse de crianças em ambulatório de um hospital de São Paulo.

As duas exposições ficam em cartaz na Galeria Duque até o dia 22 de novembro.

Galeria Duque – Rua Duque de Caxias, 649, Centro Histórico
F: 51 3228-6900 galeriaduque@gmail.com
Horário: segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h
Entrada franca

Divulgação: Assessora - Carlos Souza
Fotos Divulgação Galeria Duque / Brenda Duda