728 x 90

Livro - Uma Faísca de Imaginação - apresenta dicas para quem quer trabalhar na Disney ou deseja ser referência em sua profissão

  • Cultura
  • 18/10/2017 - 11:40
  • 306 Views

Escrito por Marty Sklar, obra revela os segredos dos “Imagineers” e os 10 Mandamentos da Disney.

Os talentosos artistas, cientistas e engenheiros que trabalham para a Walt Disney Company são conhecidos mundialmente como Imagineers, termo que brinca com as palavras imagination (imaginação) e engineer (engenheiro). Mas quem são eles? Como conseguiram entrar para esse time e como se tornaram mentes tão criativas?

Para revelar quem são essas pessoas e o que as torna tão especiais, além de dar dicas para quem quer ser uma delas ou para quem quer descobrir seu talento para se destacar na profissão, Marty Sklar – um dos Disney Legends (funcionários lendários do grupo) mais admirados do mundo – escreveu o livro Uma Faísca de Imaginação: Os 10 Mandamentos da Disney e os segredos dos Imagineers (Benvirá, R$ 39,90).

Presidente da Imagineering por quase uma década, Sklar foi o criador da lista de princípios chamada de “Os Dez Mandamentos da Disney”, que até hoje norteia o trabalho da equipe. No livro, o autor mostra que quando esses princípios são seguidos à risca a mágica acontece.

A Walt Disney Imagineering é uma das equipes mais secretas da Walt Disney Company. Ninguém de fora pode visitar o local de trabalho dos chamados Imagineers. Suas criações são reveladas apenas quatro ou cinco anos depois em algum dos parques da Disney pelo mundo. Por isso, o livro de Marty Sklar desperta a curiosidade e conta segredos inimagináveis.

Na obra, o autor revela o estilo Disney de gestão e visa inspirar tanto quem sonha se tornar um imagineer como quem deseja desenvolver um grande talento e ser referência em sua profissão. Ele aborda princípios como: “Coloque-se no lugar dos seus convidados”, “Comunique-se por meio de linguagem visual” e “Conte uma história de cada vez”, explicando-os em detalhes e mostrando, inclusive, como foram aplicados.

Uma faísca de imaginação é um convite aos bastidores do “mundo secreto” dos Imagineers. Com os conselhos, o objetivo é fazer com que o leitor se sinta inspirado a crescer não só em seu trabalho, mas também em sua vida.

SOBRE O AUTOR
Por mais de 50 anos, Marty Sklar foi uma das principais forças criativas da Disney. Ele entrou para a equipe de relações públicas da Disneylândia um mês antes da abertura do parque, em 1955, atuando como editor do The Disneyland News, um pequeno jornal distribuído aos visitantes. Como redator, escreveu material para o próprio Walt Disney por dez anos. Em 1961, foi trabalhar na Imagineering e ajudou a conceber os quatros shows da Disney para a Feira Mundial de Nova York, entre 1964 e 1965.

Atuando como vice-presidente de desenvolvimento criativo, vice-presidente executivo e posteriormente presidente da Imagineering por nove anos, liderou o planejamento e a abertura de nove parques da Disney ao redor do mundo. Em 2001, foi reconhecido como um Disney Legend e recebeu o prêmio Lifetime Achievement da Associação de Entretenimento Temático, além de ter entrado para o Hall da Fama da IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações).

Ao se aposentar, em 2009, Sklar foi homenageado com uma janela na Main Street, na Disneylândia. Faleceu aos 83 anos, em 2017.

Divulgação: Pros
Foto: Divulgação