728 x 90

Tons metálicos ditam lançamentos de Ronald Sasson na IDA

Evento ocorre em paralelo com a ArtRio de 13 a 17 de setembro.

O designer Ronald Sasson irá apresentar na IDA - Feira de Design e Arte - três novas peças na Marina da Glória, Rio de Janeiro. As poltronas Maas e NIN e o banco Gart serão exibidos de 13 a 17 de setembro, durante a ArtRio 2017, um dos principais eventos de arte da América Latina. Os itens que estarão em exposição, apoiada pela Breton, são resultado de uma busca do designer em responder a pergunta: “Qual minha importância em minha era?". Ronald criou dois mobiliários baseados na arquitetura expressionista alemã e uma orgânica de ponta a ponta. “Usei três tons metálicos de meu tempo: prata, cobre e ouro”, explica o designer.

As obras vigorosas de traços limpos e precisos do arquiteto alemão Erich Mendelsohn, pesquisadas pelo designer brasileiro, foram inspiração para esse projeto. O “fracionamento elegante”, que igualmente caracteriza os trabalhos do arquiteto, está presente no banco Gart, que faz referência à cidade de Stuttgart, e na poltrona Mass, cujo nome é uma homenagem à esposa de Mendelsohn, a violoncelista Luise Maas. Ambas as peças são produzidas pela Sergio Bertti em edições limitadas de dez itens cada modelo.

Já a poltrona NIN homenageia a pensadora e escritora francesa Anaïs Nin. “Me identifico com suas ideias quando busco um significado que tanto me aflige em meu trabalho sobre o legado que quero deixar”, conta. Os sete exemplares são feitos em inox, produzidos pela Mekal com primor industrial, porém com o DNA de arte.

Depoimentos:
Segundo Cristiano Bertti, a fábrica está engajada no design arte, para o desenvolvimento de itens com muito detalhe e materiais nobres. “A parceria de quase dez anos com o Ronald explora todo o nosso potencial e é sempre um desafio produzir com um alto nível de acabamento. O resultado são peças incríveis que vão encantar na ArtRio”, acredita Bertti.

Já para Christian Kadow, da Mekal, essa parceria busca desmistificar o uso do aço inox ao trazer leveza estética. “O Ronald é um dos principais designers da atualidade, com um traço elegante e muito conhecimento técnico, o que nos fez atingir nosso objetivo nesse projeto de edições limitadas que é trazer um desafio técnico para nossa equipe”, conta.

Sobre os lançamentos:
Mass: Resultado de uma pesquisa sobre a arquitetura expressionista alemã da década de 20, teve como referência os traços limpos e precisos do arquiteto Erich Mendelsohn. O fracionamento das suas obras está presente nessa peça. A lâmina maciça de cobre, intercalada por negativos em pintura acetinada fosca preta determinam o ritmo do fracionamento.

Material: estrutura de MDF naval com lâmina maciça de cobre, intercalada com friso em pintura acetinada fosca preta.

Medidas: 85 cm X 69 cm X 72,5 cm

Gart: Peça idealizada a partir da investigação sobre os traços arquitetônicos e escultóricos do arquiteto alemão Erich Mendelsohn. O material de lâmina maciça de latão, intercalada por negativos em pintura acetinada fosca preta determinam o ritmo do fracionamento.
Material: estrutura de MDF naval com lâmina maciça de latão, intercalada com friso em pintura acetinada fosca preta.
Medidas: 220 cm de largura X 45 cm de profundidade X 49 cm de altura

NIN: A poltrona em inox mescla o primor industrial com a arte. Suas linhas são precisas, retas e, ao mesmo tempo, curvas. A elegância no traço lembra formas femininas.
Material: inox escovado e polido.
Medidas: 73,7 cm de altura X 60 de largura X 78,3 de profundidade

Serviço ArtRio 2017:
Quando: de 13 a 17 de setembro
Horário: Dia 13 (preview), de 14 a 16 de setembro das 14h às 21h e no dia 17 de setembro das 14h às 19h
Onde: Marina da Glória, na avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo.

Ingressos: R$ 40,00 inteira | R$ 20,00 meia-entrada
http://www.guicheweb.com.br/evento/6517

Divulgação: Infinito Assessoria
Fotos: Cláudio Fonseca