728 x 90

Lançamento do livro Treze, idealizado por Jéssica De Carli, resgata a memória, a cultura, a arquitetura e a boemia de Caxias do Sul

  • Cultura
  • 04/09/2017 - 10:58
  • 215 Views

Obra será conhecida durante evento festivo no dia 13 de setembro, no Moinho da Estação.

Para falar de boemia, arquitetura, história, arte e afins, a arquiteta caxiense Jéssica De Carli, em parceria com um time de amigos e profissionais, reuniu na obra intitulada “Treze” memórias, pesquisas, depoimentos, fotografias e imagens que retratam com perfeição a ideia de uma cidade mais humana. Neta de Sady De Carli (in memoriam), fundador do tradicional Bar 13, Jéssica escolheu o local para ser o protagonista da obra e, assim, ilustrar a estrutura social e política de Caxias do Sul.

Para lembrar a história e contar novas, o livro será lançado durante coquetel festivo no dia 13 de setembro, a partir das 19h30min, no Moinho da Estação (Rua Dr. Augusto Pestana, 54), em Caxias do Sul.

O livro “Treze” traz em seus primeiros capítulos relatos da arquiteta Jéssica De Carli, organizadora da obra. A profissional descreve um pouco da trajetória de sua família, suas origens e a mistura de influências que originam a maneira com que vê o mundo.

No ano que o Bar completa 50 anos, o historiador Luiz Carlos Ponzi revive o legado iniciado por Sady De Carli em fevereiro de 1967, no capítulo “Mágicas no Bar 13”. O jornalista e escritor Rodrigo Lopes dedica o “Vizinhos, lembranças e outros petiscos” para contar, por meio de imagens e pesquisas, as peculiaridades e a radiografia da década de 1960, em Caxias do Sul. Detalhes e curiosidades sobre a arquitetura de prédios, lojas, cinemas, padarias e boates integram a paisagem e a memória do município.

O designer gráfico Marco Verdi em “Cinquenta vezes treze” apresenta uma análise de identidades de marcas cinquentenárias da cidade. No capítulo, Verdi procura trazer a essência da marca 13 e sua simbologia envolvida.
Em “Um século em uma praça de amor”, o empresário Pedro Horn Sehbe valoriza o ponto central da cidade, a Praça Dante Alighieri. O caxiense relembra momentos que transcorrem décadas e desenham um local repleto de significados.

Já em “Relatos de uma estrangeira”, a porto-alegrense Giulia Sant’Anna traz a tona à essência da cidade, a vitalidade urbana, a simpática Avenida Júlio de Castilhos e o clima caxiense aos olhos de uma forasteira. No capítulo “Palpites sobre São Pelegrino”, o arquiteto Matheus Chemello recebeu o convite para escrever sobre um dos mais tradicionais bairros de Caxias, o São Pelegrino.

O astrólogo e jornalista Nivaldo Pereira, em “Sintonias Astrais” analisa as principais características por meio do mapa astral do protagonista do “Treze”, o Bar 13. Mara De Carli dos Santos, mãe de Jéssica, dedica “A mesa da família”, para experiências gastronômicas, receitas e lembranças que marcaram sua vida. Nas páginas finais, Jéssica De Carli dedica “Um avô e um amigo” aos personagens principais da narrativa, Sady De Carli e Walmor Berzaghi, conhecido carinhosamente como, o Cabeça.

O livro “Treze” foi financiado pela Lei de Incentivo a Cultura de Caxias do Sul, com 313 exemplares de 172 páginas. Uma segunda tiragem, de 200 livros, será realizada por Jéssica De Carli e estará a venda na noite do lançamento. A renda será revertida para o projeto Ciranda de Rua, em parceria com o Instituto Sérgio Lovato.

SERVIÇO
O que: lançamento e sessão de autógrafos do livro “Treze”, organizado por Jéssica De Carli, Luiz Carlos Ponzi, Rodrigo Lopes, Marco Verdi, Pedro Horn Sehbe, Giulia Sant’Anna, Matheus Chemello, Nivaldo Pereira e Mara De Carli dos Santos
Quando: 13 de setembro de 2017, às 19h30min – Moinho da Estação – Rua Dr. Augusto Pestana, 54
Editora: Lorigraf
Valor do livro: no dia do lançamento o livro custará R$50

INFORMAÇÕES
Jéssica De Carli Arquitetos
Moinho da Estação - Rua Coronel Flores 810, sala 104. Bairro São Pelegrino – Caxias do Sul – RS
(54) 3025-1101 / 99909-9810

Divulgação: Lato Sensu Comunicação